Ginecologista Rosane Figueiredo destaca, na TV Alego, a importância das ações de saúde no combate ao câncer do colo de útero

A ginecologista Rosane Figueiredo foi uma das entrevistadas do Programa Semeando Saúde, veiculado pela TV Alego e apresentado pelo deputado Dr. George Morais (PDT). Rosane é graduada em Ginecologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde também concluiu sua residência médica. Além disso, obteve mestrado e doutorado no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O foco da entrevista foi a importância da vacinação para a prevenção de câncer do colo de útero. A vacina é destinada a meninas com idades entre 9 e 14 anos.
Ao longo da entrevista, a médica enfatizou a necessidade da vacinação. "Para combater essa doença, buscamos inspiração em nações desenvolvidas, como a Austrália, que têm adotado campanhas de vacinação para erradicar o câncer em nossos jovens", afirmou.
Ela também destacou que um dos métodos mais eficazes para um diagnóstico precoce é o teste do Papilomavírus Humano (HPV), devido à sua alta sensibilidade. Segundo Rosane, essa abordagem desempenha um papel fundamental na luta contra o câncer.
A médica abordou os sintomas que a doença provoca no corpo, tais como sangramento vaginal, durante e após a relação sexual, e o desenvolvimento de metástases no estômago. Ela salientou que esses sintomas representam um desafio significativo para as vítimas da doença.
Rosane também lembrou a importância de conscientizar a população sobre a necessidade de um diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Ela pontuou que a doença pode ser transmitida por relações sexuais, e que a vacina contra o HPV desempenha um papel importante na criação de resistência, impedindo assim sua transmissão. Ela afirmou que a vacina nonavalente, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é eficaz contra nove tipos de vírus, permitindo que pessoas de diferentes classes sociais tenham acesso a um tratamento de qualidade e, consequentemente, garantindo uma vida saudável.
Antes de finalizar a entrevista, a médica Rosane pontuou que o governo federal tem que promover campanhas de conscientização para incentivar a realização de testes e informar a sociedade sobre a eficácia das vacinas fornecidas gratuitamente pelo SUS, com o objetivo de erradicar a longo prazo essa doença, que afeta a qualidade de vida da população.
O programa será exibido pela TV Alego, a partir deste sábado, 23. Os detalhes da programação da TV Alego podem ser consultados nos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, bem como no site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e no canal do YouTube.