Ícone alego digital Ícone alego digital

Escola do Legislativo deu início às aulas do curso de formação de policiais legislativos efetivos, nesta terça-feira, 12

12 de Setembro de 2023 às 14:30
Crédito: Sérgio Rocha
Escola do Legislativo deu início às aulas do curso de formação de policiais legislativos efetivos, nesta terça-feira, 12
1º módulo do curso de formação de policial legislativo

Dando sequência às atividades que tiveram início na manhã desta terça-feira, 12, policiais legislativos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) se reuniram, na sala 401 do Palácio Maguito Vilela, para terem acesso às aulas de formação do período vespertino.

Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), 22 alunos estão iniciando sua formação, com aulas teóricas e práticas, objetivando o preparo para atuar nas mais diversas situações do cotidiano. A ideia é garantir um ambiente pacífico e seguro para os parlamentares, servidores e visitantes por meio da modernização do acesso, do  reconhecimento facial e da identificação das pessoas.

Um dos palestrantes, Miguel Gusmão, graduado e mestre em ciências políticas pela Universidade de Brasília (UnB), explicou, antes do início da nova etapa das aulas, que o curso foi desenvolvido especialmente para os profissionais responsáveis pela segurança da Alego. “Pensando nisso é que trouxemos os aspectos gerais do Poder Legislativo, que começa lá em Roma e termina aqui no Brasil”, pontuou.

Segundo Gusmão, o conteúdo apresentado terá um foco especial no Poder Legislativo goiano. “Isso quer dizer que falaremos sobre como funciona a elaboração das leis, o regimento interno, tipos de eleições, papel das comissões, ordem das sessões dentre outros pontos”, explicou o palestrante que encerrou sua fala enfatizando que os agentes participantes do curso estão “fazendo história na Polícia Legislativa”. 

Gustavo Tadeu Reis foi quem abriu os trabalhos do turno vespertino. Ele, que, assim como Gusmão, é servidor de carreira da Casa de Leis, também é doutor pela UnB. “Nosso trabalho busca, especialmente, familiarizar vocês com o funcionamento da Casa. Por isso, faremos um apanhado geral dos órgãos mais importantes da história. O objetivo é gerar reflexão sobre os principais temas que organizam a sociedade política como um todo”. 

Matutino

Na manhã desta terça, o primeiro módulo foi ministrado pelo procurador da Alego, Fábio Estevão Marchetti. O profissional, que também é chefe da Seção de Assuntos Administrativos, falou sobre as principais resoluções administrativas.

Marchetti ressaltou que o objetivo principal do curso é contribuir para formação da Polícia Legislativa e aprimorar o conhecimento e a padronização dos procedimentos técnicos operacionais, para que os agentes possam cumprir a demanda de competências e atribuições específicas da polícia no Poder Legislativo. O procurador discorreu, ainda, sobre a questão das competências da secretaria da Polícia Legislativa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.