Ícone alego digital Ícone alego digital

Personalidades do agronegócio goiano recebem homenagem do Legislativo goiano

19 de Setembro de 2023 às 07:11
Crédito: Will Rosa
Personalidades do agronegócio goiano recebem homenagem do Legislativo goiano
Sessão solene de entrega de Certificado do Mérito Legislativo

Por iniciativa do deputado Cairo Salim (PSD), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás promoveu, na noite dessa segunda-feira, 18, sessão solene para a entrega do Certificado de Mérito Legislativo em reconhecimento à importância do agronegócio em Goiás.

Na mesa de trabalhos, presidida por Salim, estiveram: o secretário de Agricultura de Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende; o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos; o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto; o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Ailton José Vilela; o agropecuarista Luiz Eduardo Branquinho; e os prefeitos de Acreúna, Claudiomar Portugal (PP) ,e de Adelândia, Edson Vieira de Paula (UB).

Também prestigiaram a solenidade, o prefeito de Palminópolis, Franc Elvis (PP), o desembargador do Tribunal de Justiça, Breno Caiado, o ex-deputado federal Pedro Canedo e o vereador por Indiara Vantuir Rodrigues, além de familiares e amigos dos homenageados.

Ao abrir a sessão, Cairo Salim falou da necessidade de apoio aos produtores rurais, já que não só Goiás, mas o Brasil, são reconhecidos internacionalmente como grandes exportadores de produtos agropecuários, embora o país necessite também de industrializar essa matéria-prima. “Talvez seja esse o maior desafio para nós, enquanto Nação, agregar valor àquilo que a gente produz, para circular mais riquezas aqui. Esse é um desafio que, juntos, vamos conseguir com certeza alcançar e melhorar a cada ano.”

Salim argumentou que para a classe produtora enfrentar os muitos desafios do setor é preciso estabelecer parceria perene com o Parlamento, para que os que estão “sentindo na pele” os problemas pautem os parlamentares sobre as suas demandas. Segundo ele, esse diálogo precisa ser aberto.

"E nós estamos em um momento em que nosso estado é governado por alguém que é do agronegócio, que nunca fechou as portas. E está aqui com órgãos que tratam diretamente com o homem do campo, a abertura para que nós consigamos avançar nas pautas que são caras para o homem do campo, para a mulher do agronegócio, desde os grandes produtores de soja e milho até o pequeno ‘tirador’ de leite, o pequeno criador de frango ou aquele que tem uma horta. Nós todos somos do agronegócio. Todos são importantes, todos movimentam a economia e geram emprego”, enfatizou Salim.

O presidente da SGPA fez uso da palavra e iniciou agradecendo a iniciativa do deputado, que segundo ele está homenageando “aqueles que produzem alimentos, que são servidos não só nas mesas das famílias brasileiras, mas também mundo afora”, afirmou Gilberto Marques.

O líder classista abordou as dificuldades enfrentadas pelos agropecuaristas, como a remuneração inferior ao custo de produção do gado, muito em função do monopólio dos frigoríficos. Marques revelou que esse é um assunto que tem sido discutido com Cairo Salim e com o governo do Estado, que tem buscado uma solução, com envolvimento até mesmo do Ministério da Agricultura.

O secretário de Agricultura, Pedro Leonardo, ressaltou os números expressivos do agronegócio goiano, entre eles os sucessivos recordes do Valor Bruto da Produção, que é o indicador que representa a soma de todas as riquezas que são produzidas pelo setor e que está estimado, apenas no primeiro semestre de 2023, em mais de 60 bilhões de dólares. E citou o resultado positivo da balança comercial do Estado. “Na realidade, aproximadamente 82% de tudo que este Estado comercializa com os parceiros comerciais internacionais provém dessa, que é a atividade que os senhores hoje representam e têm o trabalho devidamente reconhecido.”

Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, o agropecuarista e conselheiro para Goiás da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Eduardo Branquinho, discursou em nome dos homenageados.

Ele alegou que, apesar das dificuldades e desafios diários, a atividade é gratificante, mas não é para amadores. “Nós acordamos às 4 horas da manhã e só vamos dormir ao entardecer, preocupados em gerar empregos e fazer alimentos para nossa população. E nem sempre somos remunerados pelo que a gente trabalha.”

Branquinho lembrou que o agronegócio é responsável por um terço do Produto Interno Bruto do país e afirmou que a categoria somente quer ser reconhecida pelo que faz pelo Brasil. E ele pediu ajuda para os pequenos e médios produtores, que são os mais prejudicados pelos baixos preços pagos pelos produtos agropecuários.

Após a entrega dos Certificados do Mérito Legislativo aos outros homenageados, o deputado Cairo Salim encerrou a sessão.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.