Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Parlamento Jovem Goiás será aberto nesta 4ª-feira, às 14 horas

19 de Setembro de 2023 às 13:05

O Programa Parlamento Jovem Goiás (PJB) da Assembleia Legislativa de Goiás será aberto nesta quarta-feira, 20, às 14 horas, no Auditório Carlos Vieira. Na programação serão realizadas três palestras. O PJB é um programa que oferece a estudantes universitários acima de 18 ano  a oportunidade de simular a jornada de trabalho do Parlamento goiano. Os integrantes  do programa farão o acompanhamento nas comissões, em Plenário, nos preparativos diários, na assistência aos gabinetes e nas demais atividades relativas ao apoio técnico.

O intuito é proporcionar uma experiência de aprendizagem focada na juventude, com espaço para refletir sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo de forma prática e didática.

Apresentações

As palestras previstas são: A ciência e a tecnologia como base para o desenvolvimento econômico”, com José Frederico, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação;

“O jornalismo e a política, expectativas e legislação”, com o jornalista Matheus Ribeiro;

“A lei como tecnologia social: qualidade da lei e qualidade das políticas públicas”, com Saulo Pinto Coelho, presidente da Comissão de Direito Constitucional e Legislação da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional goiana (OAB-GO), e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Cada edição simulada do Parlamento Jovem Goiás é composta por 41 deputados estaduais, 41 assessores parlamentares, cinco procuradores legislativos, dez profissionais de imprensa e dez monitores. Os estudantes que integrarem o programa terão contabilizadas 100 horas de atividade extracurricular, com direito a diploma, inclusive. Quem participar só da abertura e não quiser (ou não puder) prosseguir já garante 20 horas de atividade extracurriculares.

Reforço 

O Programa Parlamento Jovem Goiás foi instituído no âmbito da Alego nesta 20ª Legislatura como sucedâneo do antigo “Projeto Politizar Goiás”, reforçando a importância e o compromisso da Casa em continuar apoiando a participação dos estudantes universitários na atividade legislativa, jornalística e de assessoria parlamentar e jurídica. 

A execução do programa vai observar os procedimentos regimentais da Casa relativos aos trâmites das proposições, inclusive quanto à iniciativa, publicação, discussão e votação nas comissões e em Plenário, bem como expedição de autógrafos. Os trabalhos do programa serão dirigidos por uma Mesa Diretora, eleita pelos deputados, composta pelo presidente, vice-presidente, 1° secretário e 2° secretário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.