Servidores da saúde da Assembleia participam de curso de Avaliação Ergonômica, realizado pela Escola do Legislativo

A Seção de Atividades Pedagógicas da Escola do Legislativo, em parceria com a Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho (Sesmt) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), iniciou, na manhã desta sexta-feira, 22, o Curso de Avaliação Ergonômica para os servidores da área de saúde da Casa. As aulas estão sendo ministradas, de forma online, e divididas em turmas matutinas e vespertinas, realizadas no laboratório de informática da Alego.
Serão realizados quatro encontros presenciais: três neste mês de setembro e um em outubro, com o intuito de capacitar os servidores sobre atualização relativa às mudanças recentes na Norma Regulamentadora NR17 – Ergonomia. A NR regulamenta os parâmetros para que as condições de trabalho se adequem às necessidades físicas e psicológicas do trabalhador. Além disso, estabelece medidas para prevenir doenças ocupacionais, preservando sua segurança, saúde e desempenho no trabalho.
O curso é liderado pela fisioterapeuta do trabalho Mirela Cobra. Ao final da formação, a expectativa é que os servidores possam implementar medidas ergonômicas atualizadas e mais eficazes, contribuindo para a prevenção de lesões musculoesqueléticas e outros problemas ocupacionais, melhora do clima organizacional, aumento da eficiência e produtividade, bem como redução de custos com saúde ocupacional e absenteísmo.
Vespertino
Durante a tarde desta sexta-feira, 22, o primeiro dia do Curso de Avaliação Ergonômica, realizado pela Seção de Atividades Pedagógicas da Escola do Legislativo, em parceria com a Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho (SESMT) da Alego, teve continuidade.
Na oportunidade, os alunos aprenderam, mediante explicação da professora de pós-graduação de medicina do trabalho, Mirela Cobra, onde se pode aplicar a ergonomia. “No próprio transporte público, vemos as mudanças dos assentos, que são mais acolchoados e, com isso, vemos uma grande evolução”, comentou.
As aulas buscam, na capacitação da equipe, incentivar uma cultura de inovação e melhoria contínua nos processos de segurança e saúde no trabalho, fortalecendo a imagem da Alego como instituição preocupada com a qualidade de vida de seus servidores.
Além desta sexta-feira, 20, o curso será realizado também nos dias 25, 27 e 29 de setembro e, ainda, no dia 2 de outubro.