Ícone alego digital Ícone alego digital

Vetos da Governadoria têm manutenção aprovada em bloco

27 de Setembro de 2023 às 16:35

Durante a Ordem do Dia desta terça-feira, 27, o Plenário aprovou a manutenção do veto, em bloco, de diversos projetos do Governo, relacionados a vetos de matérias aprovadas pelo Parlamento goiano. Um deles, de nº 425/20, veta parcialmente o projeto de lei nº 5102/19), de autoria da própria Governadoria, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2020-2023. No painel eletrônico, 23 votos concordaram com a manutenção do veto e 2 votos discordaram. A votação é secreta. 

Esse PPA traz uma novidade, ausente na Lei 19.224, de 13 de janeiro de 2016, cuja vigência expirou no final de 2019. O artigo 3º do PPA 2020-2023 expõe suas diretrizes de atuação, tornando mais fácil identificar as linhas gerais sobre as quais se assentaram as políticas públicas a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos.

O principal destaque é o combate à corrupção, que agora conta como diretriz no planejamento das ações estratégicas do Estado de Goiás. O dispositivo prevê que seja realizado efetivo controle dos serviços públicos prestados e a correção dos processos administrativos. Não se trata da única diretiva. Ações de descentralização da administração pública e a redução da burocracia são diretrizes complementares.

No primeiro caso, procura levar a solução dos problemas para perto de onde estão e reconhecer o papel fundamental dos municípios. O segundo ponto é simplificar a relação do governo com a sociedade, reduzindo as complicações burocráticas para pessoas, empresas, organizações e governos.

O PPA tenta tornar o processo produtivo menos oneroso e mais ágil, aproximando o terceiro setor da tomada de decisões. O desenvolvimento de políticas públicas também está contemplado a partir de maior acolhimento na prestação de serviços à população. O PPA busca maior proteção social às mulheres, crianças e idosos, especialmente em situações de pobreza extrema, abandono e violência. Por fim, a transparência passa a se tornar princípio elementar na execução de políticas públicas em Goiás.

Pela primeira vez, a transparência ganha uma dimensão ainda mais evidente, no PPA, em discussão. O artigo 9º, parágrafo 1º da minuta da lei, prevê que “as informações sobre o acompanhamento do PPA 2020-2023 serão disponibilizadas, em linguagem simples, no Portal da Transparência do Estado de Goiás”.

Outro projeto aprovado, de nº 6352/21, veta parcialmente o autógrafo de lei nº 95/21. Trata-se de matéria que define medidas a serem adotadas em caso de acionamento indevido do atendimento do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, da Polícia Militar e dos demais serviços de emergência mantidos pelo Estado de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.