Ícone alego digital Ícone alego digital

Anderson Teodoro pleiteia instituir o Dia Estadual da Diabetes a ser comemorado em 14 de novembro

29 de Setembro de 2023 às 09:27
Anderson Teodoro pleiteia instituir o Dia Estadual da Diabetes a ser comemorado em 14 de novembro

O deputado Anderson Teodoro (Avante) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a propositura de nº 2947/23, cujo objetivo é instituir o Dia Estadual da Diabetes para conscientização sobre os cuidados e tratamentos para a doença. A data será celebrada anualmente todo dia 14 de novembro.

A matéria prevê, ainda, que o poder público poderá celebrar parcerias com entidades e associações para realização de campanhas, eventos educativos, caminhadas, corridas e outras atividades para promoção da saúde em geral, mas com enfoque especial aos riscos da diabetes.

Na justificativa do processo, Teodoro declarou ser imprescindível destacar que “diabetes é uma doença crônica com a qual o corpo não produz insulina e sua falta prova o déficit na metabolização da glicose. Consequentemente, aumenta as taxas de açucares no sangue de forma permanente”. Ele ressaltou a preocupação global em torno do tema. Dados apontados pelo parlamentar, colhidos em 2014, indicam que a estimativa é de 422 milhões de adultos vivendo com diabetes.

Além disso, o deputado também reitera que o Brasil é o quarto país com maior incidência da doença e aponta para os riscos da falta de tratamento. “Existem certa de 13 milhões de diabéticos no Brasil. Porém, não são todos que fazem uso de insulina, o que pode acarretar complicações decorrentes da doença, inclusive o óbito”, disse.

A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) onde será distribuída para análise e relatoria de integrante do colegiado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.