Outubro Rosa na Alego
Iluminação da esplanada do prédio sede do Poder Legislativo na cor que simboliza o movimento pela prevenção ao câncer de mama dá início às atividades que vão durar todo o mês de outubro na Casa.
A iluminação colorida foi acesa na noite dessa segunda-feira, 2. Até o dia 31 de outubro, todas as noites, o Palácio Maguito Vilela vai ficar assim: iluminado de rosa para lembrar a importância de se prevenir o câncer de mama, o tumor mais comum entre as mulheres.
Além do prédio iluminado, uma extensa programação está prevista durante todo o mês na Alego para chamar atenção dos servidores e visitantes para a campanha, que é realizada em vários países do mundo.
Nesta quarta-feira, 4, o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), promove uma sessão solene em homenagem a mulheres que enfrentam (ou enfrentaram) a doença e, ainda, a comunidade que lhes presta apoio. No mesmo dia, será inaugurada, no Palácio Maguito Vilela, uma exposição fotográfica sobre o tema.
Durante todo o mês, um monumento em forma de coração com lenços usados por mulheres que sofrem com a queda de cabelos em função das quimioterapias vai ficar exposto na entrada principal do prédio. Em todo o prédio vão ficar espalhados totens com fotos de mulheres que tiveram a doença como forma de celebrar a luta de cada uma contra o câncer de mama.
Segundo o secretário de Serviços Médicos da Alego, Eduardo Bernardes, a Casa ainda vai realizar uma palestra sobre o tema com um médico especialista no assunto, em data ainda a ser definida. Ele anunciou que a seção vai realizar ultrassons de mama, em um dia específico, voltado para servidoras e visitantes. As mulheres cujos exames apresentarem alterações serão encaminhadas para estabelecimentos parceiros para a realização de mamografias, que é capaz de detectar a doença mesmo se ela estiver em estágio inicial.
“A saúde é uma preocupação constante e uma prioridade do presidente Bruno Peixoto e nós sabemos que a prevenção é o melhor caminho para a cura do câncer de mama. Por isso toda essa programação, todas essas atividades no Outubro Rosa”, explicou o secretário.