Projeto de André do Premium propõe disparo de mensagem de agradecimento a doadores de sangue
Com o objetivo de incentivar as doações de sangue espontâneas, o deputado André do Premium (Avante) protocolou o projeto de lei de nº 2730/23 para que seja enviada mensagem instantânea de agradecimento ao doador quando o sangue for utilizado por um ou mais pacientes. O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e distribuído para relatoria do deputado Lincoln Tejota (UB).
No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que 14 pessoas em cada grupo de mil são doadoras de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS), o que coloca o país dentro dos parâmetros mundiais da OMS. No entanto, existem períodos sazonais de coleta em que os estoques registram baixas significativas.
Cerca de 108 milhões de doações de sangue são efetuadas anualmente em todo mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50 quilos; não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas; e estar em boas condições de saúde.
Segundo André do Premium, o projeto de lei reforça a importância da coleta de sangue regular e relembra que os hospitais e pacientes precisam de mais doações. O parlamentar justifica que o envio da mensagem tem o objetivo de estabelecer um vínculo solidário entre doador e pacientes, além de gerar um sentimento de satisfação pela atitude de ajudar a salvar a vida de alguém.