Reconhecimento da ferrovia de Bonfinópolis como patrimônio histórico vai para segunda votação
O projeto de lei nº 1076/23, que dispõe sobre medidas para reconhecer a importância histórica e cultural da Estação Ferroviária de Bonfinópolis, foi aprovado, em primeira discussão e votação, na Ordem do Dia, desta terça-feira, 3. Trata-se de propositura do deputado Issy Quinan (MDB), sob justificativa de que a maioria dos moradores daquela região nasceu e cresceu ao redor dos trilhos, sendo a ferrovia o motivo de grandes histórias e boas memórias para os bonfinopolinos, constituindo-se no patrimônio mais antigo do município.
"Contudo, ante a falta de cuidados, a Estação Ferroviária de Bonfinópolis se tornou vítima de vandalismos, sendo abrigo para moradores de rua. Infelizmente, as marcas desse abandono estão visivelmente presentes em suas linhas férreas”, anota Quinan em justificativa.
O legislador aponta que, sem dúvida, as ferrovias foram os meios mais eficientes para o crescimento não só do Estado, mas de todo o Brasil. Nesse contexto, o deputado quer o reconhecimento público da importância histórica e cultural da Estação Ferroviária de Bonfinópolis. “Para a sociedade de bonfinopolinos é uma maneira de preservar a história local e viva, colocado oficialmente a ferrovia como patrimônio goiano.”