Ícone alego digital Ícone alego digital

Galindo propõe política pública para beneficiar responsáveis por pessoas com deficiência

26 de Outubro de 2023 às 08:40

Com o propósito de promover políticas públicas de proteção, capacitação dos servidores públicos estaduais e conscientização da sociedade em geral para a valorização das mães ou responsáveis legais que cuidam de pessoas com deficiência, o deputado Cristiano Galindo (SD) apresentou projeto de lei de nº 2735/23 para instituir a “Semana Estadual da Mãe Atípica e Responsável Legal Atípico”. Aprovado preliminarmente, o projeto será publicado e posteriormente encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para distribuição à relatoria.

O objetivo central do projeto é reconhecer e apoiar as mães ou responsáveis atípicos, pessoas que assumiram a responsabilidade de cuidar dos seus filhos ou dependentes deficientes, que enfrentam uma dura realidade no cumprimento de educar, zelar e garantir o bem-estar de pessoas que necessitam de cuidados especiais. Os desafios são dobrados, as dificuldades são diárias e as barreiras físicas e emocionais são extremas, sendo que, normalmente, passam despercebidas pela sociedade em geral. 

O projeto deverá ser realizado, anualmente, na terceira semana do mês de setembro. A missão é desenvolver uma cultura de conscientização e visibilidade em atenção a essas famílias que vivem com grandes dificuldades, que precisam de apoio financeiro e emocional e, também, sensibilizar a sociedade em geral para reconhecer o valor destes grupos de pessoas e promover atividades para conectar outras famílias que vivem nas mesmas condições para troca de experiências.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.