Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria que confere benefício a atletas profissionais que são estudantes é avalizada pelos parlamentares

05 de Outubro de 2023 às 16:10

O deputado Wagner Neto (Solidariedade) é autor do projeto de lei nº 337/23, que garante aos atletas profissionais que estudam e estejam regularmente matriculados nas instituições de ensino das redes pública e privada em Goiás a existência e a criação de políticas públicas que possam conceder-lhes o direito à educação, bem como o apoio desses jovens a seguir sua carreira profissional de atleta. A matéria foi aprovada, em primeira votação, nesta quinta-feira, 5. 

O projeto assegura que o atleta profissional deve ser dispensado das aulas durante o período em que estiver atuando nas competições oficiais e da realização de provas em data ou horário alternativos, em caso de coincidência entre o calendário escolar e o calendário esportivo, sem cobrança de qualquer taxa ou valor adicional. 

Segundo Wagner, o atleta, muitas vezes, durante a busca pelo sucesso profissional esportivo, acaba sacrificando sua vida estudantil. “O tempo desses atletas estudantes é dividido entre a preparação profissional e a vida nos bancos escolares, por isso é de suma importância a existência de políticas públicas que garantam o direito à educação a atletas de alto rendimento”, colocou. 

“É bastante merecedor o abono de faltas aos alunos atletas de modalidades olímpicas em processo de desenvolvimento profissional e selecionados para equipes profissionais, escolares, regionais, estaduais, municipais ou nacionais, nos dias necessários para a participação e deslocamento para competições e processos seletivos, com a possibilidade dos estabelecimentos de ensino desenvolverem atividades complementares com vistas ao aprendizado dos conteúdos dessas aulas perdidas”, acrescentou o deputado. 

Ele acredita que segunda chamada ou processo alternativo de avaliação, caso provas ou outros processos avaliativos ocorram nos dias de afastamento, conferem maior tranquilidade aos estudantes para investirem no mundo esportivo, já que eles não serão penalizados por sua ausência. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.