Talles Barreto pleiteia Título de Cidadania para Acelino “Popó” Freitas, campeão de boxe
Tramita na Casa de Leis a proposição 2763/23, do deputado Talles Barreto (UB), propondo homenagear o pugilista baiano Acelino Freitas, o Popó, com o título de cidadania.
Natural de Salvador, Popó em 43 lutas venceu 41, com 34 nocautes. Foram dez defesas consecutivas de cinturões de títulos mundiais e cinco anos consecutivos de invencibilidade, em uma carreira de mais de 20 anos no boxe profissional.
Entre suas conquistas, os títulos de tetracampeão mundial de boxe em duas categorias, pesos superpena e leve; supercampeão mundial unificado de boxe em duas organizações (WBO e WBA), além de títulos internacionais nas principais organizações de boxe do mundo.
Em 2007 Popó realizou sua última luta, anunciou sua aposentadoria. Ingressando na política, ele disputou as eleições e tornou-se deputado federal pela Bahia entre 2011 e 2015.
Na justificativa da matéria, Talles Barreto lembra que o pugilista esteve em Goiás por diversas vezes ministrando aulas de boxe, fomentando o esporte, compartilhando suas experiências com os goianos e apoiando projetos sociais, motivos que o incentivaram a montar, inclusive, uma academia em Goiânia. O parlamentar coloca que a homenagem se deve “em razão da sua brilhante trajetória e credibilidade conquistadas”.
O projeto de lei encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a ser relatado pelo deputado Lucas do Vale (MDB).