Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia é oficializada no calendário cultural e turístico
Está incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico Goiano a Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia, celebrada no município de Itumbiara. É o que consta da Lei Estadual nº 22.290, (originalmente projeto de lei n° 1676/23), de autoria do deputado e presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB). O evento ocorre anualmente em 22 de maio e “tem grande importância porque a história de Itumbiara está ligada à devoção à santa, que é padroeira da cidade", explica Bruno Peixoto na justificativa do projeto.
Há 199 anos, em 1824, dois fazendeiros doaram propriedades rurais em nome da santa, próximo ao rio Paranaíba e lá foi construída uma capela, onde hoje fica a catedral, na Praça da República. Em torno da capela e perto do rio, surgiu um povoado, que depois se tornou distrito até ser emancipado como município em 1909, dando origem a Itumbiara.
“A participação dos devotos nas celebrações é sempre cheia de muita fé. A festa convida os fiéis para um compromisso com a tradicional missa com a celebração de rosas”, destaca Bruno Peixoto.