Sancionada a instituição do mês "Maio Furta-Cor" para a promoção da saúde mental materna
Proposta pelo deputado Dr. George Morais (PDT), foi sancionada pelo Poder Executivo a Lei Estadual nº 22.264/23, originalmente projeto de lei n° 696/23, que institui em Goiás o mês "Maio Furta-Cor", dedicado a ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
As ações mencionadas poderão ser desenvolvidas por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo impresso e digital, rodas de conversa, atividades em unidades de saúde e atendimento às mães, entre outras atividades.
A legislação estabelece que o Poder Executivo estadual poderá buscar parcerias e firmar convênios junto a entidades, empresas e demais órgãos da iniciativa privada, para a execução das ações de conscientização do "Maio Furta-Cor".
Sobre a importância da matéria, o pedetista afirma ser estimado que “uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já está presente na gestação, porém não é diagnosticada, muito menos tratada adequadamente e em tempo”.