Proposta pelo deputado Amilton Filho, foi realizada nesta 2ª-feira,16, sessão solene pelos 60 anos da Facieg

Os 60 anos da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) foi comemorado em sessão solene na manhã desta segunda-feira, 16, no Plenário Iris Rezende. Na ocasião, também foram entregues Certificados do Mérito Legislativo aos homenageados.
Fundada em 24 de outubro de 1963, a Facieg é uma organização multissetorial que representa e expressa o posicionamento independente de empresários associados. Além de ser filiada à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), ela defende os interesses do empresariado junto aos poderes constituídos e atua como membro do Fórum Empresarial do Estado de Goiás.
Além do parlamentar, propositor da sessão, compuseram a mesa dos trabalhos: presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luís da Silva; chefe de gabinete Tiago Pedra Grande, representante do secretário do Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Joel de Sant’anna Braga Filho; 1° vice-presidente do Conselho deliberativo da Facieg, José Luiz Celestino de Oliveira; vice-presidente da Codego, Alexandre Ribeiro; representante do Sebrae Goiás, analista Gleice Melo; ex secretário de estado da Indústria, Comércio e Serviço de Goiás, Ridoval Darcy Chiareloto.
Homenagem
Em seu discurso, o deputado Amilton Filho (MDB) afirmou que cresceu assistindo homens como os presentes a empreender na cidade de Anápolis, e isso o inspirou e o motivou. O deputado disse que esta data não é apenas um aniversário, mas uma celebração do impacto positivo que a Facieg tem na comunidade goiana ao longo das décadas.
Amilton ressaltou que a Associação tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento do comércio local, na promoção dos negócios e na criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo. “A gente não faz um estado moderno e desenvolvido, sem indústria e sem emprego”.
O deputado explanou que a Facieg trabalha como uma excelente interlocutora entre os empreendedores e as autoridades de Goiás. “Cobrando, dialogando e apontando soluções que visam impulsionar o crescimento do setor comercial do nosso Estado”.
Para finalizar, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a entidade e o crescimento econômico do Estado, e afirmou que a ocasião é uma oportunidade não apenas para olhar para trás com gratidão pelos feitos do passado, mas também para antecipar um futuro brilhante para a Associação. “Vocês têm sido tijolos importantes na construção e desenvolvimento do Estado de Goiás, que esse trabalho essencial continue por anos vindouros”.
História
O presidente da entidade, Márcio Luís da Silva, fez uso da palavra e prestou agradecimentos aos filiados da federação pela homenagem. Ele ressaltou que, ao longo de sua história, a Facieg cultivou um ambiente de amizade e parceria, sempre respeitando as instituições, incluindo a Alego. "Obrigado, deputado Amilton Filho, pelo reconhecimento. Temos muito orgulho em pertencer à família Facieg e, quando observamos uma instituição com tanta credibilidade, reconhecer nosso trabalho é, também, motivo de muito orgulho".
Por fim, ele explicou que a preocupação da Facieg com o setor produtivo é tamanha que, em diversas ocasiões, o trabalho dos associados é feito de modo voluntário, sem fins lucrativos, e que isso contribuiu para o engrandecimento da entidade. "Ao longo dos últimos anos, a Facieg adquiriu muita robustez. Adquirimos credibilidade, construímos uma linda história", finalizou.
Em nome dos homenageados, o 1º vice-presidente do Conselho Deliberativo da Facieg, José Celestino, se pronunciou e agradeceu o deputado Amilton Filho pela merecida homenagem e declarou que reconhecer o trabalho da Facieg é reconhecer a luta do empreendedor goiano. “Vamos continuar juntos, unidos, com amor, determinação e com fé, porque esse é nosso trabalho e nossa missão”.
José também parabenizou a Associação pelo aniversário, e afirmou que não foi fácil chegarem até aqui. “Cada presidente e sua diretoria serviram de peça fundamental para construirmos a história de sucesso da Facieg. Como diz o ditado, uma andorinha só não faz verão”.