Deputados simulandos do Programa Parlamento Jovem participam de palestras e debates no 2º dia da programação

O Programa Parlamento Jovem deu sequência nas atividades na tarde desta terça-feira, 17, no auditório 2, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Na programação, aconteceram três palestras direcionadas aos estudantes universitários, que durante esse período estão atuando como deputados e assessores parlamentares e de comunicação. A simulação proporciona aos estudantes uma oportunidade de vivenciar e compreender o trabalho do Poder Legislativo.
Na agenda, aconteceu uma série de palestras ministradas por profissionais e especialistas em diferentes áreas do conhecimento, conforme o cronograma a seguir:
Das 13h30 às 14h30: Palestra com o presidente do Sindicato dos Professores no Estado de Goiás (Sinpro), Railton Souza, sobre "Os Desafios e as Perspectivas das Políticas Públicas Educacionais".
Das 14h30 às 15h30: Palestra com Márcia Castro, tratando do tema "Comunicação Parlamentar".
Das 15h30 às 17h30: Palestra com o professor Miguel Gusmão, sobre "Poder Legislativo e Comissões Parlamentares".
Experiência
O estudante de direito Marco Berquó é deputado simulando pelo União Brasil. O parlamentar é líder do partido e compõe, como membro titular, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), além da Comissão de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. O jovem relatou sua experiência: “De fato são palestras excelentes, especialmente para aqueles que não têm contato com o direito, com a produção legislativa. Dessa forma saímos com mais conhecimento e de como funciona o dia a dia de uma Casa de Leis.”
O programa
O Parlamento Jovem oferece aos estudantes do ensino superior de todo o Estado a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados estaduais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados no Poder Legislativo. Os participantes ainda formam partidos políticos, tomam posse como deputados jovens, elegem a Mesa Diretora, analisam os projetos de lei selecionados e relatam, debatem e votam todos os projetos em comissões e alguns projetos em plenário.
Durante a jornada parlamentar na Alego, os estudantes de diferentes culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais têm a oportunidade da vivência real de tolerância, inclusão e respeito à diversidade. Ao final do programa, todos terão exercitado suas habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum. Por isso, todos os jovens que se envolvem na elaboração de um projeto de lei, por exemplo, têm a oportunidade de obter novos aprendizados e de desenvolver sua cidadania.