Parlamentares aprovam liberação de escolas para prática de esporte pela comunidade
O deputado Antônio Gomide (PT) é autor do projeto de lei nº 325/23, que institui a Escola em Ação, que incentiva a abertura das escolas da rede estadual de educação à comunidade para a prática de esportes, atividades recreativas e culturais nos finais de semana. A matéria foi aprovada, em segunda votação, nesta terça-feira, 17.
O intuito da matéria é estimular atividades esportivas, recreativas e culturais no Estado de Goiás, promovendo a melhoria e a qualidade de vida da população que se encontra em estado de vulnerabilidade social, ofertando o espaço de lazer e cultura, ampliando o diálogo, a cooperação e a integridade entre alunos e comunidade.
Para isso, as associações de moradores ou entidades afins deverão estar devidamente autorizadas pela direção das respectivas instituições das redes de ensinos para a realização de atividades no espaço escolar. Os usuários deverão entregar o espaço na mesma condição disponibilizada de limpeza e funcionamento.
De acordo com a justificativa do deputado, o projeto foi inspirado em matéria do estado da Bahia que incentiva a abertura da rede estadual de educação à comunidade. O parlamentar argumenta que, atualmente, a maior parte da população do Estado de Goiás vive em zonas urbanas, onde faltam planejamento, espaços de lazer e cultura.