Representantes do governo federal enaltecem a política digital na melhoria dos serviços públicos
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sedia, nesta quarta-feira, 18, a Oficina Regional Centro-Oeste de Construção da Estratégia Nacional de Governo Digital. O evento, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), conta com a participação de representantes do governo federal, que expressam seu entusiasmo e compromisso com a transformação digital no país.
A ministra Esther Dweck (PT-RJ), que não pôde estar presente fisicamente, fez um pronunciamento por meio de vídeo, destacando a importância da colaboração entre os estados e municípios na construção da Estratégia Nacional de Governo Digital. "Esse grande guia não é uma iniciativa apenas do MGI, mas de todo o governo federal e com todas as diversas parcerias, incluindo os estados e municípios", afirmou a gestora.
A ministra ressaltou a relevância da inclusão digital, afirmando que, para o governo federal, esse movimento é sinônimo de inclusão social e de desenvolvimento. Ela enfatizou que a melhoria dos serviços públicos com tecnologia aumenta a confiança do cidadão no governo e a qualidade da democracia.
Secretária adjunta de Governo Digital do MGI, Loana Roncaratti, que participa presencialmente do evento, destaca a importância do diálogo federativo e da inclusão das diversas esferas na construção da Estratégia Nacional de Governo Digital. Ela ressalta que a tecnologia pode ser uma aliada fundamental para oferecer serviços de qualidade e inclusivos.
A secretária mencionou que o governo federal disponibiliza a Rede Gov.br, que integra estados e municípios, facilitando a troca de experiências e o acesso a ferramentas que podem melhorar os serviços digitais oferecidos à população.
Ao final de seu discurso, Roncaratti agradeceu a presença de todos os participantes e enfatizou a importância da construção colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital, que irá moldar a transformação digital no Brasil nos próximos anos.