Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Issy Quinan apresenta projetos para comercialização de botijões de gás liquefeito de petróleo e regularização de barragens hídricas

20 de Outubro de 2023 às 10:05
Issy Quinan apresenta projetos para comercialização de botijões de gás liquefeito de petróleo e regularização de barragens hídricas

Na sessão ordinária dessa quinta-feira, 19, o deputado Issy Quinan (MDB) apresentou dois projetos de lei. O primeiro dispõe sobre a comercialização de botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP) engarrafado no Estado.

O GLP está presente em 100% dos municípios brasileiros, fazendo do Brasil o 7° mercado em consumo residencial do produto. Entretanto, não há qualquer tipo de tabelamento nem fixação de valores máximos e mínimos, ou qualquer exigência de autorização oficial prévia para reajustes.

O projeto permite ao consumidor comprar GLP e ter direito de trocar seu botijão por outro recipiente cheio, de qualquer marca à sua escolha. A proposta já está vigente nos estados do Paraná e Rio de Janeiro, que aumentaram a competitividade e diminuíram o aumento descontrolado de preços. Já o segundo projeto estabelece prazos para a regularização de barragens em cursos hídricos do Estado.

O cadastro de barragens no Sistema de Segurança de Barragens (SEISB) e na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) deverá ser realizado até 31 de abril de 2024, sob pena de multa e demais sanções legais.

O poder público estadual, por meio de seus órgãos competentes, promoverá, até 31 de dezembro de 2024, o licenciamento corretivo de barramentos em cursos hídricos, mediante requerimento dos interessados, concedendo descontos de 100% e 50% sobre eventuais multas, pela instalação ou operação do empreendimento sem licença.

Além de estender o prazo, que seria até o final do presente mês, o projeto também apresenta as possibilidades de descontos quanto ao licenciamento.

Gabinete Dep. Issy Quinan Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.