Cristiano Galindo propõe benefício para doadores de sangue e medula óssea
O deputado Cristiano Galindo (SD) apresentou projeto de lei, protocolado sob o nº 9280/24, com o objetivo de instituir a meia-entrada em estabelecimentos que promovam cultura, entretenimento e lazer para doadores de sangue ou de medula óssea. A matéria foi lida em Plenário e encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para análise dos aspectos constitucionais, jurídicos e legais.
O objetivo do parlamentar é incrementar a doação de sangue e de medula óssea nos hemocentros do Estado. O benefício da meia-entrada será concedido aos que comprovarem sua condição regular de doador de sangue ou de medula óssea, mediante apresentação, no momento da aquisição do ingresso, e na portaria, quando adentrarem o local da realização do evento, de documento oficial emitido pela Secretaria de Estado de Saúde.
A estocagem é essencial para a realização de cirurgias cardíacas, transplantes de rim e fígado, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e plaquetas para sua realização. Segundo o legislador, sua proposta poderá estimular as pessoas na doação dos insumos tão importantes.