Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego dá início a audiência pública sobre AVC

25 de Outubro de 2023 às 09:30

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), inicia neste momento, na manhã desta quarta-feira, 25, uma audiência pública híbrida com o objetivo de discutir a conscientização sobre a prevenção e o tratamento de acidentes vasculares cerebrais (AVC). O evento está acontecendo no Auditório da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

O encontro reúne autoridades e especialistas na área da saúde, sendo um momento de reflexão e debate sobre o tema. Além do deputado Gustavo Sebba, que preside a Comissão de Saúde e participa de forma remota do debate, o evento conta com a participação da médica Paula Santos, representando o secretário estadual de saúde, Sérgio Vencio; o neurocirurgião endovascular, Marcos Spadoni; o neurologista vascular, Marco Túlio; o diretor-geral do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Luís Henrique Ribeiro Gabriel; bem como outros especialistas das áreas de neurologia vascular e neurocirurgia endovascular.

O AVC é uma condição grave que ocorre quando os vasos sanguíneos localizados na região do cérebro se entopem (AVC isquêmico) ou se rompem (AVC hemorrágico), resultando na paralisia da área que fica sem circulação sanguínea. Dados fornecidos pela Associação Nacional dos Registros de Pessoas Naturais (ARPEN) indicam que, no Brasil, o número de mortes relacionadas ao AVC em 2020 foi alarmante, atingindo a marca de 102.812 pessoas.

Diante desse cenário preocupante, a iniciativa do deputado Gustavo Sebba e da Comissão de Saúde em promover essa audiência pública visa a conscientização da sociedade sobre a prevenção e o tratamento adequado do AVC. A troca de conhecimentos e informações entre os participantes do evento contribuirá para a busca de soluções eficazes e a redução dos índices de mortalidade por esta doença.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.