Ícone alego digital Ícone alego digital

Secretária da Economia apresenta índices de pagamentos no Regime de Recuperação Fiscal

25 de Outubro de 2023 às 15:03

Durante audiência pública da Comissão de Tributação Finanças e Orçamento, nesta quarta-feira, 25, a secretária da Economia, Selene Nunes, apresentou os números referentes a pagamentos, na vigência do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Conforme previsto no RRF, os pagamentos a União são feitos de forma progressiva. Em 2022, não houve pagamento, devido ao primeiro ano de Goiás no regime. Já, em 2023, os pagamentos começaram a ser efetuados, com a porcentagem de 11,11%. Para 2024, estão previstos 22,22%.

O Regime de Recuperação Fiscal (RRF), aprovado pela Lei Complementar 159/2017, foi criado para fornecer aos estados, com grave desequilíbrio financeiro, os instrumentos para o ajuste de suas contas. Dessa forma, ele complementa e fortalece a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não trazia, até então, previsão para o tratamento dessas situações.

O pedido de adesão do Estado de Goiás, realizado em 31 de agosto de 2021, foi deferido pela Secretaria do Tesouro Nacional em 22 de setembro de 2021 e, a partir daí, iniciou-se a elaboração do Plano de Recuperação Fiscal, que foi protocolado em 29 de novembro de 2021, obtendo manifestação favorável do ministro da Economia em 14 de dezembro de 2021.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.