Festa do Divino Pai Eterno de Trindade tem reconhecimento dos parlamentares em 1ª votação
O deputado Coronel Adailton (Solidariedade) apresentou projeto de lei nº 1469/23, reconhecendo a festa do Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade, como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano. A festa, também conhecida como Festa de Trindade, é um evento cultural que acontece anualmente na cidade, na região Metropolitna de Goiânia, distante 26 km da Capital. A matéria foi aprovada em primeira votação nesta quinta-feira, 26.
Trindade se consolida como um dos maiores pontos turísticos religiosos do Brasil e uma das cidades brasileiras que mais atraem peregrinos. A Romaria de Trindade, hoje, é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
Em 2023, a festa atraiu cerca de 35 milhões de fiéis durante seus dez dias de duração, segundo previsão preliminar dos organizadores. O público deste ano superou todas as expectativas, batendo recorde desde o início das festividades, há 183 anos.
Conforme a justificativa de Adailton, o evento deste ano teve a apresentação gratuita do renomado cantor Roberto Carlos, que atraiu um maior público à cidade . O show aconteceu na Praça do Santuário, arrastando multidões de fãs vindos de vários estados do País. “A romaria também contou com cerca de 300 carros de bois, que fizeram a peregrinação de várias regiões interioranas do estado até a Capital da Fé, uma tradição que é considerada Patrimônio Cultural Brasileiro, além de contar com a presença de 4 mil cavaleiros e muladeiros no tradicional desfile da romaria em louvor ao Divino Pai Eterno”, reforçou o legislador.