Plenário aprova 10 projetos em definitivo nesta quinta-feira, 26
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sua terceira sessão deliberativa da semana, a segunda em caráter ordinário, na manhã desta quinta-feira, 26. Durante a sessão, projetos de lei e requerimentos parlamentares foram apreciados pelos deputados. A reunião ocorreu de maneira híbrida, com parte dos deputados presencialmente no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela e outra parte de maneira remota.
Durante a sessão, um total de 19 processos legislativos foram apreciados, com destaque para a aprovação definitiva de dez projetos de lei. Entre eles, o de nº 5602/23, de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás o Congresso Nacional de Administração (Conad), realizado anualmente no mês de setembro em Goiânia. O evento, que chega a sua 28ª edição, reúne cerca de 2 mil participantes e tem como objetivo promover o aprimoramento técnico-científico na área da administração.
Outro projeto aprovado em definitivo foi o de nº 5604/23, também de autoria de Bruno Peixoto, que dá denominação de "Iris de Araújo Rezende Machado" à Rodovia GO-462, que liga o bairro Shangry-Lá ao Residencial Orlando de Morais, em Goiânia.
Além disso, teve aprovação final o processo nº 937/23, de autoria do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), que define o pictograma que representa a pessoa idosa para uso em placas indicativas de atendimento prioritário. O projeto visa atualizar o símbolo que representa a pessoa idosa, substituindo o antigo por uma representação de uma pessoa caminhando ereta ao lado do escrito "60+".
Outros projetos que passaram pelo crivo final dos parlamentares: o que institui o dia e mês do Influenciador Digital, proposto pelo deputado José Machado (PSDB) (processo nº 1537/23) e o que declara de utilidade pública a Associação da Moradia Solidária de Silvânia (processo nº 1567/23), de autoria do deputado Issy Quinan (MDB).
Também merece destaque, na votação definitiva, o projeto de lei nº 1745/23, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que visa instituir o Dia Estadual da Pessoa com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) como forma de conscientizar a população sobre essa condição de saúde.
Primeira votação
Na primeira fase de votação, foram votados e aprovados projetos, como a instituição da Semana Estadual de Incentivo ao Estudo Bíblico, de autoria do deputado Cairo Salim (PSD) (processo nº 923/23), e a Semana de Incentivo à Participação do Jovem no Processo Eleitoral, de autoria do deputado Dr. George Moraes (PDT) (processo nº 959/23).
Também foram aprovados outros projetos, como o Mês da Conscientização e Prevenção à Violência contra Pessoas Idosas "Junho Violeta" (processo nº 1109/23), de autoria dos deputados Lincoln Tejota (UB) e Ricardo Quirino, e a inclusão do evento Arraiana no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás (processo nº 1245/23), de autoria da deputada Vivian Naves (PP).
A sessão também contemplou a aprovação, em votação única, de licença para viagem ao exterior dos parlamentares Vivian Naves (processo nº 5660/23) e Charles Bento (MDB) (processo nº 5625/23).
Pequeno Expediente
Além das deliberações sobre projetos e proposições, a sessão permitiu que os parlamentares abordassem temas diversos no Pequeno Expediente. Dentre os destaques das falas dos parlamentares, o deputado Clécio Alves (Republicanos) convidou a população para um mutirão de serviços promovido pela Prefeitura de Goiânia, destacando a importância do evento que oferecerá mais de 150 serviços à comunidade, incluindo saúde, educação, infraestrutura e outros setores.
O deputado Coronel Adailton (SD) celebrou a chegada de novos integrantes ao Corpo de Bombeiros Militares de Goiás, destacando o trabalho fundamental da corporação. Ele também mencionou seu envolvimento na audiência pública promovida pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, onde discutiu o fortalecimento das atividades turísticas em Goiás.
A deputada Bia de Lima (PT) utilizou sua fala para pedir a valorização dos profissionais da educação em Goiânia, abordando a greve da educação na Capital e destacando a necessidade de resolver as pautas dos servidores municipais.
O deputado Gugu Nader (Agir) comentou sobre as eleições municipais do próximo ano, ressaltando a importância de um prefeito que dialogue com outros poderes para uma gestão bem-sucedida em Goiânia. Ele citou nomes de políticos os quais considera preparados para a missão de gerir a Capital.
Ao encerrar a sessão ordinária, o presidente Bruno Peixoto convocou nova reunião deliberativa no Plenário Iris Rezende para a próxima terça-feira, 31, em horário regimental.