Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto do deputado Issy Quinan sobre regularização de barragens é aprovado

27 de Outubro de 2023 às 17:00
Projeto do deputado Issy Quinan sobre regularização de barragens é aprovado

Nessa quarta-feira, 25, o projeto de lei que estabelece prazos para a regularização de barragens em cursos hídricos do Estado, proposto pelo deputado estadual Issy Quinan (MDB), foi aprovado em 2ª votação durante a sessão ordinária. 

O projeto, apresentado na última quinta-feira, 19, determina que o cadastro de barragens no Sistema de Segurança de Barragens (SEISB) e na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) deverá ser realizado até 30 de abril de 2024, sob pena de multa e demais sanções legais.

"(O projeto) vai ao encontro das expectativas dos produtores rurais de Goiás (...), visando a possibilitar segurança jurídica através do projeto de lei, atender essa necessidade dos produtores rurais cadastrarem suas barragens, e propiciando à Semad um monitoramento mais amplo de todas essas edificações e, é claro, podendo evitar algum acidente ecológico que essas construções eventualmente possam proporcionar", justificou o deputado.

Conforme o prazo atual estipulado pela Semad, que se mantém até a sanção do projeto, as propriedades devem promover a regularização das barragens, licenciamento ambiental, outorga de barramento ou de uso de água até o fim de outubro. O cadastramento em Goiás deve ser feito por todas as construções de múltiplo uso (irrigação e consumo humano) e resíduos industriais com área de lâmina d'água de até cinco hectares. Nas estruturas com lâmina d'água acima de cinco hectares, a exigência engloba, além das duas já citadas, aquelas de geração de energia e rejeitos de mineração.

Com o projeto, o prazo para regularização permite que os donos de construções corrijam as irregularidades em até 120 dias e sem a aplicação de penalidades. Além do desconto de 100% para multas em barramentos em cursos d'agua que tenham sido instalados e em operação sem licença ambiental até 27 de dezembro de 2019, as sanções aplicadas após o período e até a publicação da lei podem ser reduzidas pela metade.

Gabinete Dep. Issy Quinan Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.