Jornalista João Nascimento lança o livro "Gente da melhor qualidade", em evento ocorrido na sede do Parlamento estadual
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou, na noite de sexta-feira, 27, o lançamento do livro “Gente da melhor qualidade”, escrito pelo jornalista João Nascimento. O evento, realizado no Salão Nobre Iso Moreira, teve início às 19 horas e contou com a participação de diversas personalidades. A solenidade foi abrilhantada pela apresentação do coral da Caixa Econômica Federal.
A obra é uma coletânea dos artigos assinados por Nascimento, decano da imprensa goiana, no jornal "Diário da Manhã", e sites do Jornal Universo Online e Goiás em Cena – Notícias. Na coletânea de histórias e experiências, o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), foi o primeiro a ser citado. Nos relatos, o autor destaca que Peixoto foi o mais votado entre os concorrentes a uma vaga na Alego em outubro de 2022.
Nascimento destacou a capacidade de articulação do parlamentar: “O jovem político, de 49 anos de idade, soube cativar os votos de seus 40 colegas de Parlamento com uma proposta de valorização do Poder Legislativo estadual nesta 20ª Legislatura, que se iniciou, efetivamente, no dia 15 de fevereiro”, diz.
O jornalista também enfatiza o trabalho realizado por outras autoridades constituídas, como o governador Ronaldo Caiado (UB) e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), mas não só: o comunicador ainda escreve sobre outras pessoas com quem teve e segue tendo laços de amizade, a exemplo do casal de jornalistas Cida e Ivan Mendonça. O jornalista, que destaca sempre o lado positivo das pessoas com quem conviveu, dedicou, inclusive, dois capítulos exclusivos a eles.
Cida, a quem chamou de “guerreira da comunicação”, foi a primeira. “Lembro-me bem da nossa época de jornalistas em início de carreira na 'Folha de Goiaz', que cedeu seu espaço para esse valoroso 'Diário da Manhã'. E, desde a década de 1980, estamos juntos na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), onde ela assumiu a coordenação da Imprensa do Poder Legislativo estadual. Missão que exerce tão bem e que segue nos liderando na agora moderna Agência Assembleia de Notícias (AAN)”, escreveu.
João Nascimento não poupou elogios ao rememorar os anos de profissão ao lado do colega Ivan Mendonça. No decorrer da obra, João cita o livro “O Espião do Morro”, lançado por Ivan em 2019. Trata-se, segundo ele, de uma “releitura das mutações do jornalismo e do poder político em Goiás”. “Confesso que superou todas minhas expectativas, apesar de já ter testemunhado excelentes reportagens e matérias do colega Ivan Mendonça, que acaba de entrar para o rol dos grandes escritores goianos e brasileiros”, pontua.
Personalidades
Outra personalidade lembrada na obra foi o repórter fotográfico Yocihar Maeda, com quem conviveu por décadas. “Maedinha, como era chamado carinhosamente pela maioria dos colegas de trabalho, é daquelas pessoas raras que têm em si o verdadeiro dom divinal. Maeda é realmente daquelas criaturas de Deus que só aparecem de cem em cem anos”. Em virtude de sua respeitosa trajetória, e a fim de homenageá-lo, após seu falecimento a AAN passou a se chamar Agência Assembleia de Notícias Yocihar Maeda. O fotógrafo faleceu em 2020.
No compilado, o autor ainda destaca líderes sindicais como Marcelo Baiocchi, presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), que, segundo Nascimento, vem realizando importante gestão à frente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. E Ageu Cavalcante Lemos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de Goiás, que muito incentivou a publicação da obra.
Outra figura evidente no livro é o economista Paulo Vargas, da equipe de executivos da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), exercendo os cargos de diretor regional do Senai, superintendente do Sesi e coordenador administrativo das áreas compartilhadas das instituições, além de ser membro do Comitê Executivo de Planejamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Por Valterli Guedes
No prefácio, assinado pelo colega de profissão Valterli Guedes, o jornalista diz: “Enquanto repórter dos jornais 'Cinco de Março', 'Folha de Goiaz', 'Diário da Manhã' e 'O Popular', assim como na Agência de Notícias da Alego, onde se aposentou, João Nascimento fez coberturas dos mais diversos temas, indo desde a política (é um dos fundadores do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás) às matérias sobre temas gerais, incluindo a economia. O curso superior de jornalismo, que fez na Universidade Federal de Goiás (UFG), burilou o profissional, um comunicador nato”.
O presidente da AGI conclui anotando que o autor, na condição de articulista, demonstra a preocupação de enaltecer pessoas, ao invés de tão somente criticar. "João Nascimento é o comunicador da amizade, da paz e do bom entendimento. É o mensageiro da fraternidade. Lendo-o ao longo de muitos anos, tomei a iniciativa de sugerir-lhe, por várias vezes, a publicação desta obra.”