Diretora do CMEI Criança Feliz lembra influência de Bia de Lima em sua carreira
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, na manhã desta segunda-feira, 30, sessão solene em homenagem ao Dia do Professor. O evento, proposto pela deputada petista Bia de Lima, tem como objetivo reconhecer e celebrar a contribuição dos educadores para a sociedade.
Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Criança Feliz, de Jataí, Solange Freitas é uma das homenageadas. Em discurso, ela destacou o papel fundamental dos professores na formação das crianças e na sociedade como um todo. "Cada um de nós tem um papel muito importante. Marcamos a vida das crianças, seja a do menorzinho ou do mais velho. A gente marca de uma forma ou de outra, de uma forma boa ou uma forma ruim", ressaltou.
A educadora fez uma homenagem à deputada proponente da sessão, destacando a influência da parlamentar em sua escolha pela carreira de professora. "Foi por ela que eu escolhi exercer a função de professora. Representar os professores nessa homenagem da Alego vai, portanto, muito além desse momento", afirmou.
Solange Freitas compartilhou sua história de superação, lembrando da professora Maria Euzébia (Bia de Lima), que a inspirou durante sua infância e adolescência. "Conheci a professora Maria Euzébia aos 6 anos de idade. Ela não só me alfabetizou como me inspirou a ser professora. Uma época de muita pobreza e dificuldades, vinda de uma família praticamente analfabeta. Porém, minha mãe não mediu esforços para receber os materiais escolares que o Governo de Goiás ofertava aos alunos."
A diretora do CMEI Criança Feliz também falou da influência da deputada em sua jornada acadêmica. "Cerca de 20 anos depois, na licenciatura de pedagogia, tive a honra de reencontrar e ser novamente aluna da professora Bia. Assim, uma criança oprimida se tornou uma jovem professora decidida e livre para, de igual forma, educar, inspirar, transformar e libertar", enfatizou.
Ao final de seu discurso, Solange Freitas expressou sua gratidão tanto à professora Maria Euzébia quanto à deputada Bia de Lima. "Gratidão professora Maria Euzébia, gratidão deputada Bia, gratidão", concluiu.