Profissionais da educação se manifestam em sessão solene na Alego
Na manhã desta segunda-feira, 30, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza uma sessão solene em comemoração ao Dia do Professor, com entrega de Certificados de Mérito Legislativo a profissionais da educação. Diversas personalidades participaram do evento e expressaram suas opiniões e homenagens.
A deputada federal Adriana Accorsi (PT) destacou o trabalho da correligionária Bia de Lima (PT), proponente da sessão, ressaltando seu comprometimento com a educação. "Como filha de professor e professora, eu me sinto honrada, orgulhosa, representada por você. Você é luta, é corajosa, atuante e incansável. Receba meu abraço em nome do nosso partido e das mulheres do estado de Goiás", declarou Adriana.
Ricardo Marques, professor e diretor do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia, também participa da sessão. Ele enfatizou a importância da união de todos os profissionais da área. "Aqui não estamos comemorando apenas o Dia do Professor. O professor faz a educação, mas sem os administrativos não tem como. Somos todos educadores. Queremos criar ambientes escolares que promovam a diversidade e formem uma sociedade melhor."
Transformação
Servidor administrativo escolar em Aparecida de Goiânia, Alaides Joaquim emocionou os presentes ao compartilhar sua trajetória e sua gratidão aos professores. "A educação me transformou. Acredito na educação e em vocês, professores. Estou ao lado de vocês em todos os momentos. Valeu a pena fazer parte da educação durante minha vida profissional", expressou.
A secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), professora e mestra Ludymilla Morais, destacou a importância da luta dos educadores e a conquista de seu espaço na Alego. "Nós sabemos quantas vezes fomos retirados deste lugar. Hoje, entrar pela porta da frente para ocupar esse lugar é uma vitória para todos nós. Essa homenagem é merecida, e daqui para frente celebraremos essa data nesta Casa conosco dentro dela", afirmou Ludymilla.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO), professor Flávio Silva, fez um apelo para que os eleitores estejam atentos na hora de escolher seus representantes. Ele ressaltou a importância de votar em candidatos comprometidos com a educação e não apenas em discursos vazios. "Muitos parlamentares falam em defender a educação para ganhar votos, mas depois votam contra ela. É preciso ficar atento na hora de votar, para não eleger parlamentares que não defendem nossos interesses", alertou.
A sessão prossegue neste momento no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela.