21ª Edição do Escola no Legislativo recebe alunos do curso de direito da Fasem

A Escola do Legislativo realizou na tarde desta segunda-feira, 30, a 31ª Edição do Programa Escola no Legislativo, que recebe alunos de diferentes faixas etárias para conhecer o dia a dia do Poder Legislativo. Na data de hoje, o projeto recebeu os alunos do curso de direito da Faculdade Serra da Mesa (Fasem), localizada no município de Uruaçu.
O Projeto Escola no Legislativo tem como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre o Parlamento, cidadania, política e importância do Poder Legislativo em suas diferentes esferas. Com isso, busca-se contribuir para uma educação voltada à formação política de cidadãos, dotados de competências que os habilitem a fazer suas escolhas e a atuar criticamente na sociedade.
Na ocasião, os participantes puderam assistir duas palestras. A primeira com o tema “Origem, evolução histórica e importância do Poder Legislativo” foi ministrada pelo professor Maurício Paranaguá. Ele destacou a necessidade do projeto para a aproximação entre Poder Legislativo e sociedade, sobretudo pela importância dos legisladores em atender os interesses sociais.
Na palestra, Paranaguá apontou que a formação da burguesia na Europa e o fortalecimento do comércio foram pilares essenciais para a formação do Estado Nacional. Com a necessidade de centralizar normas e medidas, e limitar o poder da monarquia, no ano de 1215, foi instaurado, no Reino Unido, o Grande Conselho, considerado o primeiro Parlamento da história moderna.
Maurício reiterou a importância da filosofia iluminista para nortear os princípios da democracia moderna, entre eles, a igualdade jurídica. Além disso, o palestrante apontou a obra de Montesquieu (1689-1755) como a principal no que tange à divisão dos Poderes. “Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se complementam nos três níveis de atuação, isto é, no federal, estadual e municipal, e nenhum Poder está acima do outro”, completou. Ele observou, porém, a importância do Poder Judiciário para julgar e condenar eventuais desrespeito às leis, inclusive por integrantes de outros Poderes.
Welington Marques foi um dos alunos participantes dessa edição do projeto. Ele ressaltou a importância da iniciativa para que os acadêmicos de direito possam vivenciar o trabalho Legislativo . "A visita é uma ótima oportunidade para associar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática parlamentar", afirmou.
Os alunos também acompanharam a palestra "As antigas e atual sede do Poder Legislativo Goiano" e aproveitaram para realizar um tour pelo Palácio Maguito Vilela, sede da Alego. Eles conheceram os espaços onde são realizadas importantes discussões políticas para o Estado, como a Sala de Comissões e o Plenário Iris Rezende, além do busto em homenagem ao ex-governador de Goiás, Maguito Vilela, instalado na entrada da Casa.