Projeto "Idoso, deputado por um dia" tem aval da CCJ
Foi acatado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano o parecer favorável do deputado Issy Quinan (MDB) ao projeto de lei nº 987/23, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), que propõe criar a ação “Idoso, deputado por um dia”, com o objetivo de incluir a pessoa idosa nas atividades políticas e, também, oferecer a oportunidade de conhecer e entender melhor o Poder Legislativo.
Dentre as ações para serem executadas, estão a realização de palestras sobre temas relativos à atividade parlamentar e, ainda, de uma sessão plenária simulada, denominada Sessão Plenária do Idoso, destinada à apresentação, discussão e votação de proposições.
Essa sessão plenária especial, será realizada, anualmente, na segunda-feira que precede o Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. Cada idoso integrante do projeto receberá um certificado de participação, e o resultado dos trabalhos da sessão plenária simulada poderá ser enviado à Mesa Diretora a título de sugestão, que deliberará sobre a importância dos assuntos pautados.
“É uma proposta de grande importância, tendo em vista que grande parte da população idosa fica alijada das informações e dos acontecimentos políticos, o que a impossibilita de ser formadora de opinião em um país democrático de direito”, argumenta o deputado.