Ricardo Quirino destaca Novembro Azul e questão do Enem sobre envelhecimento populacional
Em pronunciamento no Pequeno Expediente desta terça-feira, 7, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) agradeceu aos participantes do XIII Fórum Gerontológico, realizado, no município de Planaltina, neste último sábado, e voltou a abordar pautas de interesse da pessoa idosa.
O parlamentar destacou a audiência pública que aconteceu ontem, na Alego, sobre o Novembro Azul, o mês de campanha de conscientização sobre o combate ao câncer de próstata. Quirino comentou a importância da rede de apoio familiar na identificação e no tratamento da doença.
Apesar do mês dedicado à causa, o parlamentar lembra que o cuidado é contínuo, apontando uma questão cultural masculina que dificulta esse combate. “Nós, homens, infelizmente, por tradição, não procuramos o serviço médico, só procuramos quando a coisa está muito ruim”, argumentou.
Por fim, Ricardo Quirino elogiou uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por abordar a questão do envelhecimento populacional. A questão trata de uma carta aberta da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o que dá visibilidade ao tema.