Estudantes de Caldas Novas participam do Projeto Escola no Legislativo, nesta 4ª-feira, 8
Os estudantes da Faculdade Integrada de Caldas Novas participaram da 34ª edição do Projeto Escola no Legislativo, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos a compreensão da evolução histórica da democracia e a dinâmica do Poder Legislativo, destacando a contribuição de ambos para a consolidação do Estado Democrático de Direito.
As palestras foram realizadas no auditório 1, na sede do Poder Legislativo. Ao iniciar a fala, o professor Miguel Donizete Gusmão Filho explanou sobre Direitos Humanos, Democracia e o Poder Legislativo, ressaltando a importância em promover a compreensão da Declaração dos Direitos Humanos, desde sua origem histórica, atrelada às leis nacionais e internacionais.
Ao longo da explanação, o professor destacou a relevância da Revolução Francesa no surgimento dos Direitos Humanos. "Na Revolução Francesa houve o esclarecimento de que todos os homens nascem livres e iguais em direitos", comentou. Ele também explicou que o propósito das palestras é contribuir para o desenvolvimento de uma consciência de cidadania entre os estudantes, promovendo uma aproximação entre sociedade e Poder Legislativo. Isso permite que os participantes tenham uma compreensão mais próxima das funções exercidas pela Casa de Leis.
Durante o intervalo, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar o professor João Pedro Faleiro Guida Mascarenhas para conhecer as instalações da Alego e visitar o Plenário Iris Rezende. No retorno, os palestrantes João Pedro e Maurício Barbosa Paranaguá discorreram sobre a antiga e a atual sede do Poder Legislativo goiano, abordando a origem, a evolução histórica e a sua importância.
A estudante Selma Perpétua Magalhães, participante do projeto, descreveu a experiência como marcante. "Foi ótimo explorar as dependências do Palácio Maguito Vilela e observar, de perto, os legisladores em atividade".