Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa de Goiás é a 1ª em transparência no País

13 de Novembro de 2023 às 14:50
Assembleia Legislativa de Goiás é a 1ª em transparência no País
Parlamento goiano alcança índice de 97,3% no Radar da Transparência Pública de 2023 e fica em 1º lugar entre as assembleias legislativas do País. A avaliação é da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que concedeu ao Portal da Alego, a categoria diamante, a mais alta classificação entre os sites públicos avaliados. O presidente Bruno Peixoto, que está em viagem oficial a China, disse que a conquista é fruto de uma gestão séria, otimizada e focada em prestar um serviço de excelência para a população.

O Radar da Transparência Pública de 2023 divulgou nesta segunda-feira, 13, nova avaliação da transparência de órgãos públicos de todo o Brasil. A Alego conseguiu 97,36% de transparência, índice considerado altíssimo, atingindo 100% nos itens essenciais e alcançando o nível de transparência Diamante. Além disso, o Parlamento goiano ficou em 1º lugar entre as assembleias legislativas do País. 

Ao todo, foram analisados 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos TCs, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal, além de entidades da Administração Indireta federal. No levantamento, os sites públicos são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado. As avaliações são feitas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Os dados podem ser consultados, na íntegra, no site da Atricon.  

O presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), ressaltou que a conquista é fruto de uma gestão séria, otimizada e focada em prestar um serviço de excelência para a população. “Com muita seriedade, inovação e compromisso público, temos trabalhado para aproximar o cidadão do Poder Legislativo, dialogando sempre com toda a sociedade e sendo claros com todos os nossos atos. Hoje temos um portal totalmente transparente e qualquer pessoa tem acesso a tudo que acontece na esfera legislativa. Vejo que estamos no caminho certo e, sem dúvidas, esse selo vem fortalecer ainda mais nossas ações de transparência”, disse o presidente da Alego.

Para o resultado da pesquisa, foram avaliados em cada um dos sites itens como informações prioritárias, acessibilidade, informações institucionais, despesa, ouvidoria, planejamento e prestação de contas, diárias, licitações, contratos, recursos humanos, convênios e transferências e o portal da Assembleia Legislativa de Goiás cumpriu 100% de todos os requisitos adicionais. 

Programa Compliance Público

Além do Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, a Assembleia Legislativa de Goiás tem avançado em outras iniciativas voltadas para o fortalecimento dos princípios éticos. Entra elas, está o Programa Compliance, lançado recentemente e que é conceituado como um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos.

Para o presidente da Casa, mais uma medida que ampliará a credibilidade e a missão do Legislativo, que é a de servir a população. "O programa Compliance é uma iniciativa essencial para promover a ética, a transparência e a integridade na gestão da Assembleia Legislativa de Goiás. Tudo isso é um conjunto de esforços para aproximar o Poder Legislativo de todos os goianos e, ao mesmo tempo, otimizar nossos processos sempre com muita economicidade e transparência”, completou Bruno Peixoto.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.