Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados referendam a inclusão de festa religiosa de Aparecida de Goiânia no calendário cultural de Goiás

13 de Novembro de 2023 às 16:16

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, na Ordem do Dia, desta segunda-feira, 13, em segunda e definitiva votação, o projeto de lei de n° 1752/23O texto, de autoria do presidente do Legislativo, deputado Bruno Peixoto (UB), visa alcançar o reconhecimento oficial, via inclusão, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, da Festa do Santuário Nossa Senhora Aparecida, realizada anualmente no dia 11 de maio, na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida de Goiânia. O texto vai agora ser submetido ao crivo do governador Ronaldo Caiado (UB). 

A paróquia, vale destacar, é símbolo da história de fé dos aparecidenses, pois foi a partir da devoção à santa padroeira da cidade que a Igreja Matriz foi levantada e o desenvolvimento da cidade aconteceu. A paróquia, recém-elevada a santuário, foi a primeira construída na cidade, ainda na época de sua fundação. Segundo relatos históricos, a primeira missa foi realizada no dia 11 de maio de 1922, em volta da cruz de aroeira que até hoje está fixada no centro da Praça da Matriz.

A festa da paróquia é comemorada há mais de 100 anos e celebra o aniversário da cidade e sua padroeira, proporcionando à comunidade vários eventos festivos que se inovam a cada ano, com bolos gigantes, missas, shows, tradicional desfile na Avenida Independência, dentre outros.

O parlamentar justifica a importância desse reconhecimento, já que a Festa do Santuário Nossa Senhora Aparecida representa a história de fé, devoção e tradição da sua população.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.