Alego recebe lançamento da biografia do político Marco Maciel nesta 4ª-feira, 22
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) será palco, nesta quarta-feira, 22, do lançamento da biografia “O Estilo Marco Maciel”, de autoria do jornalista Magno Martins. O livro narra a trajetória e os bastidores da vida política do pernambucano que morreu aos 80 anos, em 2021. A publicação já foi lançada na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, no Senado, em Brasília e na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A solenidade está agendada para começar às 18 horas, no salão nobre da Casa de Leis.
Ao longo das 216 páginas de "O Estilo Marco Maciel", o leitor terá a oportunidade de conhecer mais sobre a vida de Marco Maciel, nascido em Recife (PE). O livro é fruto de uma pesquisa extensa do jornalista Magno Martins, que conversou com amigos, familiares e colegas de trabalho, incluindo os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.
A obra aborda a trajetória de Marco Maciel como vice-presidente da República, deputado estadual e federal, presidente da Câmara dos Deputados, senador por três mandatos, ministro da Educação e da Casa Civil, governador de Pernambuco e imortal da Academia Brasileira de Letras. Martins traz depoimentos inéditos da viúva de Maciel, Anna Maria, e do genro, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, o goiano Joel de Sant'Anna Braga Filho.
Líder da transição
Anna Maria relata os dez anos em que o marido enfrentou o mal de Alzheimer. Joel, por sua vez, afirma que Maciel era um "amigo e grande exemplo de homem público, um político acima de seu tempo".
O prefácio da obra, publicada pela Editora Topbooks, é assinado por Jorge Bornhausen, ex-senador, ex-ministro e ex-governador de Santa Catarina. Ele classifica o pernambucano como "o grande líder da transição democrática".
Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no testemunho para o livro, conta que Maciel "apagou vários incêndios, agindo na hora certa e com muita competência, sabedoria e respeito". Além do prefácio de Bornhausen, a apresentação do livro é do jornalista Luís Costa Pinto e a orelha é assinada pelo jornalista Marcelo Tognozzi, que atua em Brasília.