Militares contam histórias e reforçam a importância dos colégios da PM-GO
Ao fazer uso da palavra, o comandante de ensino da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Luciano Souza Magalhães, manifestou sua gratidão pelo apoio do deputado Coronel Adailton (Solidariedade) pelos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG). “O senhor é nosso patrono dos colégios militares. Que Deus possa continuar te abençoando, para continuar auxiliando na rede militar de ensino.”
A fala do policial foi na sessão solene que está sendo realizada na manhã desta terça-feira, 21. O comandante de ensino também agradeceu a todas as entidades que colaboram para o funcionamento dos colégios militares, como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Nós não fazemos nada sozinho. O resultado do trabalho que realizamos é o esforço desse conjunto de gigantes.”
“Senhores comandantes, professores e civis apaixonados pelos colégios militares, nosso sistema educacional está mais do que consolidado e os resultados falam por si. A ideia inicial era de termos um colégio para acolher os filhos de militares e num curto espaço de tempo ampliamos. Isso nos envaidece no sentido de sentirmos orgulhosos pelo nosso ensino. É muito trabalho e dedicação, feito por amor e sacerdócio. Eu não faço nada sozinho, é uma reunião de esforços. Parabéns CEPMG por seus 25 anos e que venham mais 25 anos”, encerrou.
Em nome dos comandantes dos colégios militares, o tenente-coronel Daniel Moreira Galvão, comandante do CEPMG Hugo de Carvalho Ramos, falou sobre a honra e emoção em receber a honraria: “A palavra mais correta que descreve esse momento é gratidão, esse reconhecimento a gente leva para toda eternidade”.
Desafios
Daniel ressaltou que são muitos os desafios enfrentados diariamente para se manter uma educação de qualidade, uma equipe qualificada, e ter a confiança da comunidade. “Temos o comprometimento com o desenvolvimento de cada indivíduo que passa em nossas vidas, tenho convicção de que estamos construindo um legado de excelência que ecoa além das salas de aula."
O comandante-geral da PM-GO, coronel André Henrique Avelar, também discursou e agradeceu a dedicação do comando-geral de ensino da Polícia Militar. “A gestão dos colégios militares é um comando geral a parte. A substituição do coronel Luciano será muito difícil, pois o tenho como muito leal à nossa corporação e a nossos princípios éticos.”
O policial disse que a polícias militares, com todas as corporações, são grandiosas e a A PM-GO se mostra na vanguarda com seus projetos, produzindo resultados. "Os indicadores, com redução em todos os crimes, são resultados importante e não tenho dúvidas que essa colheita passa por aquilo que o projeto dos colégios militares passa para o Estado de Goiás. Um dos principais objetivos na fundação da primeira unidade era acabar com os índices de criminalidade dentro daquele colégio e os resultados foram além. Temos a convicção, agora, de crescimento para os próximos anos, avançando sem que haja freio, pois temos a certeza que a colheita é um ensino de excelência e de segurança nos colégios.”
Por fim, o comandante diretor do Colégio Vasco dos Reis, Tairo Ciloé de Oliveira, contou que no ano de 2013 recebeu o convite para assumir o subcomando da instituição, e inicialmente acreditou que era uma missão fácil, mas se logo percebeu seu enganou. “Não é nada fácil estar à frente de um Colégio da Polícia Militar. Isso envolve vários desafios, e mesmo sendo uma missão árdua, a gente só consegue desempenhar esse papel devido a um sentimento de amor no coração por essa missão.”
Tairo explanou que tem convicção que esse sentimento está no coração de todos comandantes e diretores presentes entre os homenageados. “Um sentimento de fazer o bem, de transformar vidas, e os resultados que nossos alunos exibem é reflexo desse sentimento que depositamos diariamente.”