Em sessão promovida por iniciativa do presidente do Legislativo, inspetores escolares recebem homenagem da Alego

A relevância do trabalho dos inspetores escolares goianos foi reconhecida em sessão solene realizada nessa quinta-feira, 23, no Plenário do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano. Noventa e seis inspetores e outros profissionais da educação receberam o Certificado do Mérito Legislativo, por proposta do presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB), aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
Além de Bruno, no comando dos trabalhos, compuseram a mesa: a diretora de Política Educacional da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Patrícia Morais Coutinho, no ato representando a secretária Fátima Gavioli; a superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados, Márcia Maria de Carvalho; a chefe do Núcleo Centro de Estudo, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação da Seduc, Késia Cláudia da Cruz; o gerente de Regulação da Rede da Seduc, Osvaldo Jeferson da Silva; o presidente da Associação Comercial e Industrial da Avenida Bernardo Sayão e Região, Cairo Mayron; e o diretor-geral da Assembleia Legislativa (Alego), Francisco Oliveira.
Primeiro a fazer uso da palavra, Cairo Mayron explicou que partiu dele a sugestão da homenagem, já que como a esposa é profissional da área, ele sabe bem da dificuldade do trabalho diário da categoria, mas também é testemunha do prazer que as profissionais experimentam na atuação com as comunidades. “Elas são terapeutas, elas são psicólogas, são educadoras e muito mais. Vocês estão de parabéns. Eu falei para o Bruno: essas pessoas são dignas de homenagem, elas merecem o Mérito Legislativo, que é a maior homenagem que podemos dedicar a elas.”
Em seguida, o presidente Bruno Peixoto pontuou que é motivo de felicidade fazer essa homenagem, porque são profissionais que cuidam de um bem precioso. “O CMEI [Centros Municipais de Educação Infantil] é o início da formação. O papel que vocês desempenham é de grande relevância porque vocês cuidam do futuro da cidade, vocês cuidam do futuro do estado e do país, então nós temos que agradecer-lhes”, afirmou.
Bruno Peixoto disse que espera que o novo prefeito de Goiânia [que será eleito em 2024] consiga ampliar o número de vagas para zerar o déficit de vagas na educação infantil, assim como tenha sensibilidade para aumentar a quantidade de escolas de tempo integral.
Incentivo
Ele disse acreditar que são necessárias outras medidas para que a educação avance. “Na sequência temos que cuidar das escolas municipais, que têm de passar por amplas reformas. Temos que ter o incentivo para os alunos, que é o que nós chamamos no Estado de Bônus Aluno. Temos que ter, também, incentivos para os servidores e servidoras da Educação. E esse é o caminho, porque sem a educação, sem o investimento na educação, não há que se esperar futuro promissor para o nosso país.”
A diretora da Seduc Patrícia Morais Coutinho agradeceu o reconhecimento da importância dos inspetores escolares, que são responsáveis pela normatização e regularização para que as escolas funcionem dentro da legalidade. “Eles também têm um papel muito importante, que é de acompanhar todas as escolas, checar todas as manifestações, checar denúncias e garantir que todas as nossas escolas funcionem bem, com ética, com zelo, dentro das regulamentações, com todo o cuidado que os nossos estudantes e as equipes merecem.”
Morais destacou que o controle e a inspeção estão no rol das principais competências da Seduc, e, por isso, o trabalho dos inspetores escolares é fundamental para manter a qualidade dos serviços prestados pelas unidades. Papel reconhecido, inclusive, pelo Conselho Estadual de Educação, em parecer feito em 2018, que classifica a inspeção como os olhos e ouvidos do setor público.
“Por intermédio das equipes de inspeção escolar das regionais, as possíveis irregularidades são alertadas pelos canais de controladoria do Estado e no Ministério Público. E por eles são averiguadas, com todo o cuidado para que as providências aconteçam a tempo e a hora e a gente garanta que tudo aconteça a contento nas unidades escolares”, afirmou Morais.
Na sequência, o gerente da Seduc Osvaldo Jeferson da Silva e a professora Joelma de Sousa receberam, das mãos de Bruno Peixoto e Francisco Oliveira, o Certificado do Mérito Legislativo.
Jeferson destacou que sua relação com a educação pública é de toda a vida, já que concluiu os ensinos fundamental, médio e superior em escolas públicas. Depois ele entrou para o serviço público e se tornou membro do quadro permanente de servidores e, atualmente, é também aluno de Mestrado na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Silva apresentou alguns números alcançados nos quatro anos à frente da Gerência: mais de 8 mil atendimentos realizados, denúncias e manifestações, cursos e capacitações que atingiram cerca de 5 mil servidores.
Nada é por acaso
“Nós que estamos sendo homenageados, não estamos por acaso. Estamos aqui porque nós já demos e vamos continuar dando todo nosso suor, todo nosso estudo e toda nossa dedicação. E nada que foi dito e feito será suficiente para agradecer esse momento”, disse o gerente. Ele agradeceu ao Legislativo pela celeridade em aprovar a criação de novas escolas, que atendem desde alunos da educação especial até a educação de indígenas.
Segundo o gerente, de 2019 a 2023 foram criadas 20 escolas, de todas as categorias. “Não são vagas só que são criadas, são criados espaços de aprendizagem, feitos de forma digna, construídos com qualidade e com professores competentes e demais gestores que atuam.”
A professora Joelma de Sousa, que atualmente exerce a direção de uma unidade escolar, afirmou que era um privilégio estar representando as colegas de gestão, nesse momento de reconhecimento, que eleva em muito a estima das profissionais que atuam diariamente na direção das escolas.
Ela às pessoas que contribuem com o trabalho dos gestores: os familiares, especialmente esposos e esposas e os filhos, as equipes de trabalho das escolas, ao presidente da Rede do Bem, Cairo Mayron, entidade social que atua fortemente na região Noroeste. E por fim agradeceu ao presidente Bruno Peixoto.