Ícone alego digital Ícone alego digital

Coletores de material reciclável e promotores da economia circular são homenageados por Rosângela Rezende

24 de Novembro de 2023 às 17:12
Crédito: Hellenn Reis
Coletores de material reciclável e promotores da economia circular são homenageados por Rosângela Rezende
Sessão em homenagem aos coletores e promotores da economia circular

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta sexta-feira, 24, no Plenário Iris Rezende Machado, sessão solene extraordinária em homenagem aos coletores e promotores da economia circular no Estado de Goiás, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo. A iniciativa foi da deputada Rosângela Rezende.

Além de Rosângela Rezende, a mesa foi composta pelos seguintes nomes: gerente de Mobilização para Emprego, Renda e Arranjos Produtivos Locais da Secretaria de Estado da Retomada, Rafael Sôffa Rézio; vereadora de Abadiânia, Kamila Cristiana Borges; vereadora por Goianira, Kátia da Saúde; gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Marcos Pedro Da Silva; analista da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás, Emanuell Lopes Barros Oliveira; professora do Colégio Polivalente, que desenvolve trabalho com educação ambiental voltado para reciclagem na escola - Projeto Seletiva, Pâmela Ferreira Coelho Silva; e proprietário da empresa de reciclagem Ten Caten, Yuri Ten Caten.

Em seu pronunciamento de abertura do evento, Rosângela Rezende destacou o trabalho desenvolvido pelos coletores e promotores da economia circular. “Vocês lutam para permanecer unidos, para sobreviver e incentivar as pessoas na educação ambiental, no reuso, na reciclagem e na preocupação com o futuro dos nossos filhos e do nosso Planeta”, disse.

A deputada salientou que transformações estão ocorrendo na questão ambiental, com leis exigindo fechamento de lixões e, com isso, as prefeituras vão ter que reconhecer o trabalho da cadeia formada pelas categorias representadas na solenidade. “E nós do Legislativo temos que cobrar e também ajudar que essa política pública seja efetivada e que as leis que tratam do assunto sejam cumpridas", afirmou.

Ela ressaltou que a reciclagem de lixo, no Brasil, ainda é bastante limitada, pois apenas 4% dos resíduos passam por esse processo, sendo que, em Goiás, apenas 17% dos 246 municípios fazem a destinação correta do lixo. “Diante disso, fica ainda mais evidente a importância dos catadores, das cooperativas e das empresas do setor”, asinalou.

A deputada frisou, ainda, que sociedade brasileira está pouco ciente da necessidade de adotar hábitos sustentáveis, não só com o gasto de energia e de água, mas também no modo de descartar o lixo, além dos problemas de tratamento do que vem de dentro dos nossos lares.

Ela aproveitou a oportunidade para anunciar a realização de uma audiência pública sobre o tema e convidou a todos os presentes para participar do evento. “Poderemos somar esforços”.

Catadores

Primeiro entre os homenageados a se pronunciar na sessão solene, o empresário Yuri Ten Caten, proprietário de uma empresa de reciclagem, lembrou que a atividade é coletiva, e destacou a importância dos catadores que atuam no ramo. 

“Muitos são invisíveis aos olhos da sociedade, e levantam diariamente para contribuir com a resolução do problema com o meio ambiente, os resíduos do dia a dia”, apontou.

Para Yuri, o mercado da reciclagem enfrenta dificuldades. O empresário argumenta que o alto custo na produção torna o produto ambientalmente correto mais caro, em especial por conta da alta carga tributária para o segmento.

Yuri reafirma o compromisso daqueles que trabalham na reciclagem e que, apesar das dificuldades, “continuam trabalhando todos os dias”, encerrou.

Cidade sustentável

Pâmela Ferreira, professora do Colégio Polivalente, que desenvolve trabalho com educação ambiental voltado para reciclagem na escola, também realizou pronunciamento, em que afirmou que era motivo de grande alegria receber a homenagem, pois seria uma oportunidade de falar sobre o projeto. Segundo ela, a escola trabalha com os alunos os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, tentando despertar neles o desejo de fazer algo pelo meio ambiente.

“A gente já trabalhava com isso antes, mas esse ano a gente resolveu jogar para os nossos alunos a solução de problemas. Jogamos para eles a responsabilidade de encontrar quais são os problemas da nossa cidade e encontrar as soluções”, disse.

A professora explicou que o processo começou na própria escola, com a realização  de uma auditoria, na qual se descobriu que estavam ocorrendo muitas falhas em relação à reciclagem seletiva. “Mas descobrimos que não é somente na nossa escola que tem problema, o problema é na cidade inteira. Mesmo que os pais de alunos separassem o lixo em casa, eles não tinham onde colocar, porque o caminhão do lixo levava tudo no mesmo lugar”.

Segundo Pâmela, o projeto tentou abranger algo que fizesse com que a cidade toda mudasse diante de tudo o que foi descoberto no projeto da escola. “Começamos a ter uma ideia a desenvolver, como um sonho a ser realizado, que seria tornar Mineiros uma cidade conhecida como sustentável”

Cooperativismo

Também se utilizou da tribuna Emanuell Lopes Barros Oliveira, analista da Organização Das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB/GO). Ele destaca a importância da implementação da economia circular, engajada na proteção do Planeta, em contrapartida a uma visão linear da economia, “que é predatória, explora, descarta”.

Para o homenageado, o cooperativismo é apontado como modelo de negócios fundamental para o ramo, pois se preocupa não só com o meio ambiente, mas também com as pessoas e seu bem-estar. Ele destaca ainda que o cooperativismo permite que “as cooperativas e os cooperados possam se desenvolver numa perspectiva social e econômica”.

As parcerias com o Estado também foram lembradas por Emanuell, atuando no desenvolvimento e na profissionalização das pessoas que trabalham diretamente com a reciclagem. Ele lembra, entretanto, que a reciclagem é apenas um componente da economia circular, já que esta é mais ampla.

Ao fim de sua fala, Emanuell agradeceu a homenagem e colocou-se à disposição para os que se interessam pela temática do cooperativismo como modelo de negócio possam conhecer mais sobre o tema.

Confira a seguir a lista dos homenageados na sessão solene desta sexta-feira, 24.

 

Homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo 

 

ALEXANDRE DE ALMEIDA FRANÇA - Porta-voz do Partido Rede Sustentabilidade

ALOISIO NOGUEIRA CAMPOS - Serviço Especial de Proteção Ambiental de Aparecida De Goiânia

CARLOS GÁUDIO FLEURY DE SOUZA - Ambientalista, Diretor Regional da Associação Brasileira das Empresas de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) - Distrito Federal e Goiás

CARLOS MANUEL MARTINS – Ex-Ministro do Meio Ambiente de Portugal

CAROLINE CARVALHO TRONCOSO FREITAS - Professora do Colégio Polivalentel, que desenvolve o Projeto Seletiva de trabalho com educação ambiental voltado à reciclagem na escola

CLARISSA MACHADO COSTA ROCHA - Embaixadora do Projeto Lixo Zero

CLAUBI TEIXEIRA DE LEMO - Cooperativa Beijar Flor

CRISTIANDERSON RIBEIRO RODRIGUES - Vértice Soluções Energéticas e Ambientais

DANIEL RAEL DA SILVA – Presidente Cooprec - Goiânia 

DIÓGENES AIRES DE MELO - Instituto Ida, Programa Goiânia Coleta Seletiva e Projeto Residência Resíduo Zero

DOMINGOS DE SÁVIO SALES DUARTE - Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil

EDEJANE VEIGA NONÔ - Engenheiro Ambiental - Coordenador de Meio Ambiente

ELENICE BICUDO DA ROCHA RIOS - Presidente Corumbá Coop

EMANUELL LOPES BARROS OLIVEIRA - Analista da Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB/GO)

EVANGELISTA DE SOUZA - Presidente da Cooper Pontalina

FABÍOLA ADAIANNE OLIVEIRA - Embaixadora do Lixo Zero - Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma)

FLABSON GONÇALVES BARBOSA – Presidente da Cooper Morrinhos

GEINA LÚCIA MEDEIROS COSTA DE OLIVEIRA - Professora do Colégio Polivalente, que desenvolve o Projeto Seletiva de trabalho com educação ambiental voltado à reciclagem na escola

GILDETE DAMASCENA JÚNIOR - Professor Universitário, Ambientalista e Empreendedor

GIOVANE MORAES TOLEDO - Sociedade Resíduo Zero, Movimento Lixo Zero Goiás e Instituto Lixo Zero Brasil

ILAURENICE LOPES SAMPAIO - Analista do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado De Goiás - Sescoop/Go - Lidera os Programas Coopertrilha e Coopera e Recicla

IRAN BORGES TAVARES - CMT Instituto Ecológico Guarda Ambiental de Aparecida de Goiânia

JEDIAEL LEONARDO DE  ASSUNÇÃO - Presidente da Cooper Rosa - Morinhos

JOAO BATISTA DA SILVA BORGES - Presidente Cooper-Goianira

JOÃO GIANESI NETTO - Presidente da ABLP Nacional (Consultor, Presidente do Instituto Valoriza Resíduos By Ablp)

JOSÉ IRAMAR ARAÚJO DE SOUZA - Presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Ordem e Progresso Goiânia

JOSÉ LEOPOLDO DE SANT`ANNA JÚNIOR - Industrial na Área de Reciclagem

KAMILA CRISTIANA BORGES - Vereadora de Abadiânia - Movimento Lixo Zero Goiás

LORENA ZEMIR P. DA SILVA - Cooperativa Carrossel

LUCIENE COSTA LEITE – Presidente da Cooper Sag -Santo Antônio De Goiás

MARCELO FERREIRA DOS SANTOS - Presidente da Cooperpb - Padre Bernardo

MARCIJANE FRANÇA VELOSO - Agente Atuante em Reciclagem no Município de Chapadão do Céu

MÁRCIO MANOEL FERREIRA - Lixo Zero Goiás

MARCIO REZENDE DE OLIVEIRA - Segregador de Resíduos

MARCOS PEDRO DA SILVA - Gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação Da Seduc Goiás

MARIA AMÉLIA MOURA DE SOUZA SOARES - Grupo de Proteção Ambiental (GPA)

MARIA ISABEL VIANA DA SILVA MORAIS - Presidente da Coopacreuna - Acreúna

MARIANA MEIRELES RUAS CRAVEIRO - Gestora na DPE e Embaixadora Lixo Zero

MARTA MORIYA LOYOLA - Promotora de Justiça da Área Ambiental

NATANAEL CHAVES CARNEIRO - Presidente da COOPER Pontalina-Go

PÂMELA FERREIRA COELHO SILVA – Professora do Colégio Polivalente, que desenvolve o Projeto Seletiva de trabalho com educação ambiental voltado à reciclagem na escola

RAFAEL SÔFFA RÉZIO - Gerente De Mobilização Para Emprego, Renda e Arranjos Produtivos Locais, da Secretaria de Estado da Retomada

RAQUEL FERREIRA DE SOUSA PIRES SALES - Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil

REJANE RODRIGUES PEREIRA - Professora do Colégio Polivalente, que desenvolve o Projeto Seletiva de trabalho com educação ambiental voltado à reciclagem na escola

RHUAN ROSA ALVES - Gestor Ambiental no Hospital Hugol e Embaixador do Lixo Zero.

ROSILENE PEREIRA DE JESUS – Presidente da COOPERRECICLA - Planaltina

ROSIMAR JOAQUIM DA SILVA - Presidente da COOPERBELA - Bela Vista

SANDRA DOIMO DE FREITAS  - Catadora - Município De Mineiros

SILFARLEY NUNES DA SILVA - Presidente da Cooperativa de Trabalho e Reciclagem Raio de Luz - Indiara

SILVANIA BARBOSA LAUREANO - Presidente COOPERXIXÁ - Itapuranga

WALTER PLÁCIDO TEIXEIRA JUNIOR - Engenheiro Civil, Pós-Graduado Em Ciências Ambientais

WALTER SABINO GOMES  - Grupo Ecológico Ambiental Nacional Comando Pantera

WITTER ALEXANDRE GONCALVES - Gestor De Resíduos Sólidos Urbanos

YURI TEN CATEN – Empresário do ramo de Reciclagem - Ferro Velho Do André

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.