Ícone alego digital Ícone alego digital

Antônio Gomide é o convidado do Programa Ação Parlamentar, da TV Alego, nesta segunda-feira, 27, que vai ao ar às 21 horas

27 de Novembro de 2023 às 17:55
Crédito: Divulgação
Antônio Gomide é o convidado do Programa Ação Parlamentar, da TV Alego, nesta segunda-feira, 27, que vai ao ar às 21 horas
Antônio Gomide concede entrevista ao Programa Ação Parlamentar da TV Alego

O deputado Antônio Gomide (PT) é o entrevistado, desta segunda-feira, 27, do Programa Ação Parlamentar, da TV Alego. A entrevista, comandada pela jornalista Thiara Castilho, vai ao ar às 21 horas. Desde 2021, Gomide já teve nove projetos de lei aprovados no Parlamento goiano, sendo três neste ano.

Entre os temas da conversa, está o trabalho do deputado na Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas. Gomide destacou a importância dos investimentos em educação e afirmou que conseguiu ampliar a oferta de cursos para a Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, e aumentar, em mais de R$ 50 milhões, o orçamento da universidade para 2024, beneficiando 39 cidades, que contam com unidades da UEG, no interior de Goiás. Ainda no campo da educação, também é de autoria do parlamentar a lei das bibliotecas comunitárias.

Em seu segundo mandato, o deputado frisou a importância de não só pleitear espaço de fala no Plenário e na fiscalização do orçamento público, mas de ouvir as necessidades da população, o que aponta como tão importante quanto transformar ideias em leis. “Nós temos a oportunidade de escutar mais pessoas, visitar as regiões e fazer do nosso mandato uma forma de poder. De portas abertas, contribuir para as pessoas poderem falar e trazer suas demandas”.

Durante a entrevista, foi lembrada a entrega de comenda da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, por iniciativa dele, à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), em razão de sua representatividade como presidente das Frentes Parlamentares em Defesa da Chapada dos Veadeiros e em Defesa do Bioma Cerrado.

“A simbologia de homenagear a ministra com a Comenda Jornalista Washington Novaes, que foi um defensor do meio ambiente, do Cerrado, dos povos tradicionais dos índios do Xingu [...] entendo que isso fortaleceu a discussão e as instituições ambientalistas para que fosse possível fazer um debate sobre o desmatamento do Cerrado em Goiás”.

Na área da saúde, o trabalho do parlamentar resultou na aprovação de lei que institui pensão estadual especial a filhos de pessoas acometidas pela hanseníase. Segundo Gomide, trata-se de um reparo histórico de erro cometido com a criação das Colônias Santa Marta, onde os pacientes ficavam isolados de suas famílias, por determinação do próprio Estado, no então governo Getúlio Vargas.

Outro empenho de Gomide foi pela inclusão de melhorias no anel viário de Anápolis no orçamento estadual. A obra, que liga o Distrito Agroindustrial à BR-060, foi iniciada há 11 anos e beneficiará mais de 16 mil trabalhadores do distrito. O deputado tem cobrado a inserção do recurso junto ao presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) para a finalização dos trabalhos. 

Outras iniciativas apoiadas pelo deputado envolvem o meio ambiente, educação e saúde, como a de preservação de nascentes no Rio Araguaia e a preservação da Chapada dos Veadeiros e do Parque das Emas. “Esses três temas são colocados como pautas do dia a dia, mas tem a valorização do esporte e da cultura. São temas que temos feito questão de ouvir a população e fazer a diferença, junto às câmaras municipais, entidades, sindicatos e organizações”.

Por iniciativa de Gomide, foi aprovada a Semana Estadual de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. “Criança tem que estar na escola”. A lei sancionada pelo governador Ronaldo Caiado vem como um reforço ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para garantir escola, lazer, esporte e cultura na infância. “O Estado é o responsável por dar essas condições, escola integral e vacina”. 

Ao final, Gomide falou sobre o projeto de lei que institui o Programa Parques de Goiás com o intuito de promover a conservação ambiental, o turismo sustentável e dar mais visibilidade aos parques estaduais de Goiás. A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

O programa será transmitido pela TV Alego, nos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.