Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ analisa três vetos parciais a novas políticas públicas do Estado

29 de Novembro de 2023 às 12:30

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) recebeu mais três vetos parciais enviados pelo Executivo estadual. Todos devem ser distribuídos para análise de um dos membros do colegiado.

A rejeição, protocolada sob o nº 7542/23, está sob a relatoria do deputado Issy Quinan(MDB) e recai sobre o autógrafo de lei que institui a Política Estadual Criança e Adolescente Conscientes. A medida é proposta de Virmondes Cruvinel (UB) e busca instituir mecanismos de informação e prevenção de violência e abusos contra o referido público. A Governadoria vetou o artigo 4º e seus  parágrafos, porque, ao dispor sobre obrigação a ser cumprida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o dispositivo invade competência exclusiva do Executivo.

Já o texto de nº 7545/23 , relatado pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), veta parcialmente a política de educação e tratamento de doenças raras, iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). Foram desacolhidos os artigos 6º e 10, os quais abordam a criação de Centros de Referência em Doenças Raras.

Segundo a justificativa, a ideia desconsidera a jurisdição exclusiva do governador para escolher os meios adequados e o tempo necessário à satisfação dos objetivos delineados na política pública a ser estabelecida legalmente. Além disso, a sugestão não está acompanhada de estimativa de impacto orçamentário-financeiro e não está de acordo com as diretrizes da Política de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras.

Por fim, o processo legislativo nº 7547/23, distribuído para relatoria do deputado Talles Barrreto (UB), rejeita o artigo 3º do autógrafo que estabelece a política estadual de criação de bibliotecas comunitárias no âmbito do Estado de Goiás, pedido de Antônio Gomide (PT). O trecho vetado busca estabelecer que as bibliotecas comunitárias deverão ser instaladas em prédios e locais públicos ou privados mediante prévia autorização nos termos definidos pela Seduc.

Segundo despacho da Procuradoria-Geral do Estado, a definição das prerrogativas, responsabilidades e competências administrativas das unidades do Executivo são temas de iniciativa privativa de seu chefe. Ademais, o autógrafo coloca as bibliotecas sob responsabilidade da Educação e, nesta gestão, elas estão sob os cuidados da Secretaria de Estado da Cultura.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.