Matéria que busca aumentar proteção de crianças na internet obtém aval definitivo
Os deputados aprovaram, em segunda votação, durante a Ordem do Dia da sessão extraordinária desta terça-feira, 13, o projeto de lei nº 14320/24, do deputado Wilde Cambão (PSD), que visa a estabelecer a Política Estadual de Proteção a Crianças contra Brincadeiras Nocivas e Desafios Perigosos nos Ambientes Virtuais. O objetivo da proposta é prevenir, identificar e combater práticas que coloquem em risco as integridades física e mental de crianças e adolescentes.
De acordo com o texto, brincadeiras nocivas são definidas como atividades que podem causar dano físico ou psicológico, enquanto desafios perigosos são incitações, jogos ou atividades promovidas principalmente em ambientes virtuais que induzem os jovens a realizar ações arriscadas ou prejudiciais à saúde física e mental.
De acordo com a política proposta, as instituições de ensino terão a responsabilidade de organizar palestras e workshops para garantir que a conscientização sobre os riscos das brincadeiras nocivas e desafios perigosos seja contínua e integrada ao ambiente educacional. Além disso, serão estabelecidos canais seguros de comunicação para denúncias anônimas, protegendo os denunciantes e incentivando a reportação de casos.
"A colaboração com as autoridades estaduais é fundamental para a rápida identificação e remoção de conteúdos nocivos, protegendo, assim, os jovens de influências perigosas. A criação de um canal de denúncia acessível e anônimo facilita a comunicação de casos de brincadeiras nocivas e desafios perigosos, permitindo uma resposta rápida e eficaz das autoridades competentes", explica o legislador.
Cambão argumenta que o projeto representa um passo significativo na proteção de crianças e adolescentes em Goiás, alinhando-se com as diretrizes constitucionais e respondendo a uma necessidade urgente de segurança no ambiente digital. "Ao implementar medidas preventivas, educativas e punitivas, o projeto promove uma cultura de proteção e conscientização, contribuindo para um ambiente virtual mais seguro e saudável para nossos jovens", finaliza.