Deputado Karlos Cabral realiza audiência pública sobre a aproveitamento de funcionários da CELG-D
Acontecerá na sala das comissões da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, nesta terça feira, dia 28, às 14h, a audiência pública que tem como foco principal a reintegração dos funcionários da CELG-D no setor público.
Presidida pelo deputado Karlos Cabral (PSB), a audiência pública tratará da reintegração de ex-funcionários da Celg Distribuição S.A. nos quadros do Estado. Os servidores migraram para a empresa privada Enel, hoje Equatorial, e futuros distribuidores de energia elétrica após a privatização da companhia.
A atual concessionária, Equatorial Energia, conta com uma equipe altamente qualificada que fazia parte originalmente da CELG-D. "De maneira preocupante, observamos que diversos desses profissionais estão sendo desligados pela concessionária de energia, afirmou o deputado Karlos Cabral. “É preciso estabelecer mecanismos legais para proteger esses funcionários, e redirecioná-los para outras pastas da estrutura do Executivo estadual”, completou.
O deputado enfatiza a importância de criar oportunidades para o emprego de funcionários que expressem o desejo de retornar ao serviço público. No entanto, há propostas em tramitação na Casa que proíbe explicitamente a reintegração de funcionários aposentados ou com idade superior a 75 anos, assim como aqueles que aderiram a planos de demissão voluntária (PDV) ou aposentadoria. O projeto de lei 10.869 está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça da casa também exige que os indivíduos recontratados possuam o mesmo nível de escolaridade que tinham no momento de sua demissão inicial.
A audiência pública visa promover um diálogo sobre o assunto. Deputado Karlos Cabral incentiva todas as partes interessadas a participar da discussão e contribuir para a formulação de soluções eficazes em benefício dos funcionários da CELG-D e de demais interessados.