Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Moraes quer promover maior interação entre jovens e idosos

12 de Dezembro de 2023 às 13:10

O envelhecimento populacional é uma realidade que impacta a sociedade contemporânea. É com esse dado em mente que o deputado Dr. George Morais (PDT) defende que a convivência entre diferentes faixas etárias contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Por isso, apresentou, em novembro, o projeto de lei nº 8189/23, com o qual propõe instituir a Política Estadual de Convivência Sociocomunitária. O objetivo é promover a integração e participação ativa dos idosos na comunidade, fortalecendo os laços entre gerações e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e solidária.

De acordo com o teor da matéria, a intenção é  incentivar a participação dos idosos em atividades culturais, educacionais, esportivas e de lazer, de forma a promover a interação com outras faixas etárias; incentivar a adoção de medidas que fortaleçam a interação intergeracional, estabelecendo parcerias com escolas, centros comunitários, instituições de ensino superior e demais entidades interessadas; incentivar a realização de eventos e atividades que estimulem a participação conjunta de idosos, jovens e crianças, tais como oficinas, palestras, cursos e ações interativas, que possibilitem a troca de  saberes e a construção de vínculos afetivos entre outras.

George explica que, ao promover a troca de conhecimentos e fortalecer os laços afetivos entre gerações, garante a inclusão do idoso no desenvolvimento de uma cultura de respeito, solidariedade e valorização da experiência acumulada ao longo dos anos. “A participação ativa dos idosos na comunidade pode ser um agente transformador, proporcionando benefícios tanto para os próprios idosos quanto para as gerações mais jovens.”

O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa e sendo relatado pelo parlamentar Lucas do Vale (MDB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.