Mauro Rubem presta honrarias aos profissionais de assistência social, nesta 5ª-feira, 7
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), promove, nesta quinta-feira, 7, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e aos profissionais da assistência social pelos 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social (Cress/Go). A solenidade, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo, está prevista para começar às 9 horas, no Plenário Iris Rezende Machado.
A Defensoria Pública do Estado de Goiás atua na defesa e na promoção dos direitos humanos de todas as pessoas, ou seja, todos têm direito a eles. Sejam de natureza civil, política, econômica, social ou cultural, eles são todos inerentes à dignidade de toda pessoa humana. Por isso, todos os direitos possuem o mesmo valor. Não existe um direito maior ou menor.
Os direitos humanos também pregam o princípio da igualdade e da não discriminação. Isso significa que todos os indivíduos são iguais como seres humanos, sem discriminação de raça, cor, sexo, idade, religião, opinião política, nacionalidade ou deficiência. Para o deputado, esta é uma oportunidade de honrar todas as pessoas que realizam um trabalho importante em suas comunidades, que é agir em defesa dos direitos humanos, principalmente dos mais humildes.
40 anos do CRESS Goiás
Nessa mesma ocasião, serão homenageados os profissionais da área do serviço social, assistentes sociais e trabalhadores do CRESS que constituíram, consolidaram e conduziram as atividades junto ao Conselho Regional de Serviço Social em Goiás, nos 40 anos de sua existência e atuação.
O parlamentar faz questão de destacar a importância dessa categoria e o papel do CRESS Goiás nos 40 anos de sua fundação. “Os profissionais da assistência social são fundamentais para o planejamento e a execução das políticas sociais junto ao Governo ou mesmo a entidades privadas, ainda mais em um País como o nosso, que tem uma gigantesca desigualdade socioeconômica”, disse.
Ele ainda ressalta que o CRESS é a casa desses profissionais, responsáveis pela fiscalização da profissão e pelo cuidado com a ética, no trato com as pessoas e com os projetos por parte dos assistentes sociais que atendem à sociedade. "São 40 anos de excelentes serviços prestados, em Goiás, que merecem esse reconhecimento".
Campanha
Além disso, a solenidade em homenagem aos defensores dos direitos humanos será palco para o lançamento da Campanha SUS – Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, proposta pela Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde).
O deputado Mauro Rubem abraçou a iniciativa da ABMMD, que foi aprovada na Conferência Nacional Livre e na etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, no mês de julho.
Rubem destacou que o SUS é um modelo de saúde pública que garante o acesso universal, integral, com equidade e participação da sociedade aos serviços de saúde financiado por meio de impostos e contribuições de toda a sociedade brasileira. ”Ao ser reconhecido internacionalmente, o SUS ganhará visibilidade e poderá atrair investimentos e parcerias internacionais, o que poderá contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população”, completou.