Deputado quer agilizar ação da CPI da Usina Espora
Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o rompimento da barragem da Usina Espora, o deputado Paulo Cezar Martins (PMDB) pretende sobrevoar o local do acidente na tarde desta terça-feira. Ele frisou que já solicitou um avião do Estado ao Gabinete Civil da Governadoria do Estado, e que espera a liberação da aeronave ainda nesta tarde.
Paulo Cezar Martins ressaltou que o avião do Estado seria para os deputados titulares da CPI: Júlio da Retífica (PSDB), Doutor Valdir (PR), Humberto Aidar (PT) e Cilene Guimarães (PR), além dele próprio. Contudo, adiantou que já conseguiu um outro avião particular para que a imprensa, as duas promotoras de Justiça da região e o Juiz de Direito da Comarca possam fazer o sobrevôo, no mesmo instante que os parlamentares.
A Usina Espora está situada no Rio Corrente, nos municípios de Itarumã, Aporé e Serranópolis, divisão de Goiás com Mato Grosso, e o sobrevôo servirá para avaliar os estragos do rompimento e tomar as providências cabíveis. “Precisamos investigar logo esse acidente, porque ele pode causar graves danos ambientais e colocar em risco vidas humanas em vários municípios”, colocou.
Paulo Cezar Martins afirmou que a direção da Usina Espora ainda não iniciou as obras de recuperação do rompimento da barragem. O parlamentar está convicto de que, com o respaldo dos Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPE e MPF), os trabalhos da CPI vão chegar rápido a uma conclusão que venha efetivamente contribuir para a solução do problema. “Temos que agir rápido, para evitar o alastramento dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragem dessa usina”, arrematou.