A Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Ricardo Quirino, homenageou atletas na noite dessa quarta-feira

Por iniciativa do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), a Assembleia Legislativa de Gopiás (Alego) homenageou atletas e ex-atletas de diversas modalidades esportivas, outorgando-lhes o Certificado do Mérito Legislativo — o piloto de motocross Roberto Boettcher foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A sessão solene extraordinária, realizada na noite dessa quarta-feira, 6, antecipou Dia Nacional do Atleta, comemorado em 21 de dezembro, instituído por decreto assinado pelo então presidente da República, Jânio Quadros, em 1961.
As alegrias, tristezas, vitórias, derrotas e tudo o mais que envolve o esporte foram as pautas do encontro. O pódio de atletas e ex-atletas foi o Plenário Iris Rezende Machado e o troféu, as comendas entregues pelo Poder, como reconhecimento por terem representado o Estado e o país em competições esportivas.
Além de Ricardo Quirino, compuseram a mesa dos trabalhos: o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Edson Sales de Azeredo Souza; a apresentadora esportiva Thais Freitas; o superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Mário Carvalho Kanashiro; o treinador do Vila Nova Futebol Clube, Higo Magalhães; a presidente do Cerrado Esporte Clube, Cristiany Barbosa; e a atleta Helena de Castro Leandro.
Antes de discursar, Quirino solicitou a exibição de um vídeo, feito pelo seu mandato, que mostra momentos de atuação de atletas, tanto de modalidades individuais, quanto coletivas. No discurso, o parlamentar contou que foi atleta por vários anos, sendo o basquete, a modalidade que praticou por mais tempo na sua vida. E disse que a homenagem foi motivada pelo amor que tem pelo esporte. “Por que essa homenagem? Para quem ama, gosta do esporte, em todos os sentidos. Para quem é atleta, para quem foi atleta, para quem convive com o esporte, com os atletas.”
Quirino ainda lembrou o papel social do esporte. “Eu costumo dizer, aqui na tribuna da Assembleia, que o esporte é a maior porta de inclusão”. E afirmou que seu gabinete representa o esporte no Estado de Goiás, por isso, está de portas abertas para todas as pessoas envolvidas com atividades esportivas.
Por fim o parlamentar prometeu realizar ainda outras homenagens aos desportistas nos três próximos anos de seu mandato, como forma de reconhecer o valor dos atletas.
Em seguida, o treinador do Vila Nova Futebol Clube, Higo Magalhães, foi chamado a discursar e admitiu que, após a derrota do clube, que tirou a chance do time acessar a série A do Campeonato Brasileiro, essa foi a primeira vez que saiu de casa. O técnico disse que apesar da tristeza pela derrota e as dificuldades enfrentadas, acredita que outras oportunidades virão. “A gente tem sempre esperança que um dia melhor está por vir.”
Valores e disciplina
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Edson Sales de Azeredo Souza, ressaltou os valores que o esporte traz consigo. “Esporte nos ensina a vencer, a perder, nos ensina disciplina, nos mostra que, mais do que vontade, a resiliência é o que nos leva à frente.” O gestor destacou os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado para dar o acesso ao esporte à população, a exemplo do Construindo Campeões, que já chegou a mais de 90 municípios, e será estendido no próximo ano.
Azeredo reiterou o papel social e inclusivo do esporte. “A criança na rua, se lhe for oferecido um esporte, com apoio das autoridades, com apoio daqueles que amam o esporte, essas crianças têm futuro. Essas crianças são o futuro do Brasil.”
Em seguida, o campeão brasileiro de motocross Roberto Boettcher recebeu a Medalha do Mérito Legislativo e falou aos presentes. Ele contou um pouco de sua história como atleta profissional, com todas as vitórias que conquistou, faltando apenas ter ganhado um campeonato mundial. E assegurou que é possível ganhar dinheiro com esporte, ainda que com muito esforço e disciplina. “Nós atravessamos o Paranaíba (rio) e vencemos. Eu representei o Estado de Goiás em mais de 30 países, não representei só o Brasil, representei meu estado. E isso é muito bom. Venham, gente. O esporte é saúde. Se você lutar, você vai vencer”, incentivou.
Na sequência, o superintendente da SEEL, Mário Carvalho Kanashiro, recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e falou em nome dos homenageados. Mário, que é carateca, contou que começou a praticar caratê aos 8 anos de idade, em um projeto social, na sua cidade natal, Rio Verde. Foi através do esporte que ele mudou de vida: profissionalizou-se e ganhou muitos títulos, sendo campeão brasileiro por 12 vezes.
Agora, o superintendente está podendo oferecer a mesma oportunidade que ele teve a outras crianças, através do projeto Construindo Campeões. “Eu iniciei no colégio do Jardim Guanabara, com 40 atletas. Hoje estamos com 10.500 atletas, em mais de 90 municípios atendidos, em seis modalidades marciais diferentes. Então, representar a arte marcial e tomar essa proporção, para mim, é muito gratificante.”
Segundo Mário, esse já se tornou o maior projeto de artes marciais do Brasil e deve se tornar o maior do mundo.
O deputado Ricardo Quirino ainda quebrou o protocolo da solenidade e chamou a atleta mirim de tênis de mesa Yumi Iwamoto, para receber o Certificado do Mérito Legislativo, antes dos outros homenageados. Com apenas 10 anos, Yumi já coleciona vários torneios nacionais e o pan-americano do esporte.
Na sequência os outros homenageados receberam suas comendas e, em seguida, a sessão foi encerrada.