Em noite solene, militares e tabelião recebem Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por iniciativa de Karlos Cabral

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) abriu as portas para mais uma homenagem a policiais militares. Por iniciativa do deputado Karlos Cabral (PSB), foi realizada nessa sexta-feira, 8, sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo a três integrantes da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) e, ainda, a um oficial de cartório.
O parlamentar classificou a homenagem como de suma importância aos servidores da segurança pública devido aos relevantes serviços realizados em prol da sociedade, pois gerenciam crises, regulam relações sociais e protegem a população. Cabral enalteceu, também, o trabalho dos oficiais de tabelionato que são os responsáveis pelos atos jurídicos da vida civil das pessoas, como é o caso das escrituras públicas de união estável, de divórcio, inventário, compra e venda, doação e outras.
Receberam a comenda, a maior honraria concedida pelo Legislativo goiano, o subtenente Rhonald Russel de Oliveira e Silva, o cabo Renato Batista Barros, o primeiro-tenente Luiz Antônio Gonzaga Borges e o oficial tabelião Franklin Wilson Xavier.
Karlos Cabral convidou todos os homenageados para compor a mesa de trabalhos. Em seu discurso, o parlamentar lembrou que os projetos de lei apresentados por ele propondo as homenagens foram aprovados com unanimidade, o que tira o caráter individual da condecoração e a torna coletiva, sendo oferecida pela Assembleia Legislativa, respaldada pelos 41 deputados estaduais.
O deputado classificou os homenageados como “heróis” e “benfeitores” do nosso Estado, por desempenharem papéis importantes, tanto na segurança pública, quanto no sigilo no serviço cartorário e cujas trajetórias são exemplares e dignas de reconhecimento. Cabral apresentou parte do currículo de cada um dos homenageados, ressaltando a formação, os feitos e as contribuições para as cidades em que trabalham ou já atuaram.
Convicção
O parlamentar chamou a atenção para o real mérito das concessões de honrarias feitas por ele. “E vocês tenham ciência: essa tão nobre honraria eu só concedo, exclusivamente, àqueles que eu tenho convicção de merecimento. Essa Casa viu até hoje, poucas vezes, títulos de cidadania e medalhas Pedro Ludovico Teixeira por mim concedidas e quando fui conceder essas honrarias eu o fiz, de fato, a quem merece. E essa noite é de louvor a quatro trajetórias que merecem essa comenda.”
Em seguida, Karlos Cabral passou a palavra ao cerimonial para a chamada nominal dos agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. Os pronunciamentos dos homenageados foram, em resumo, de agradecimento ao Parlamento estadual, na pessoa do deputado Karlos Cabral.
O subtenente Rhonald Russel de Oliveira e Silva sublinhou a grande honra em receber a homenagem, vinda de um parlamentar que ele admira. “Eu nunca imaginei na minha vida, quando entrei na Polícia Militar, há 20 anos, que teria um momento tão especial, tão bonito. Eu agradeço a Assembleia Legislativa, que é a casa do Povo, na figura do senhor, um deputado tão nobre, no seu quarto mandato, então não está aqui a passeio. Representa o povo goiano com transparência e é motivo de orgulho.”
“Essa comenda simboliza que todo esforço vale a pena, independentemente da profissão. Quando se faz algo, faça com amor e dedicação, que assim obterá sucesso”, resumiu o primeiro-tenente Luiz Antônio Gonzaga Borges.
A mais alta honraria concedida pelo Legislativo goiano, a Medalha Pedro Ludovico Teixeira foi instituída a partir da Resolução nº 855, de 4 de dezembro de 1991, e tem por objetivo condecorar e reconhecer a pessoa merecedora por seus relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás.