Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego realiza a 38ª edição do Escola no Legislativo com participação do deputado Virmondes Cruvinel

11 de Dezembro de 2023 às 12:18
Crédito: Denise Xavier
Alego realiza a 38ª edição do Escola no Legislativo com participação do deputado Virmondes Cruvinel
38ª Edição do Projeto Escola no Legislativo recebe os alunos do Colégio Ceja Arco Íris

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 11, a 38ª edição do projeto Escola no Legislativo, recepcionando alunos do Centro de Educação em Período Integral Arco-íris, localizado na Chácara do Governador, em Goiânia. Os estudantes conheceram as dependências da Casa, incluindo o Plenário Iris Rezende, e assistiram a palestra sobre “Origem, Evolução Histórica e a Importância do Poder Legislativo”, ministrada pelo professor Maurício Paranaguá.

O programa da Escola do Legislativo tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma consciência de cidadania, aproximar a comunidade estudantil do Poder Legislativo e divulgar o trabalho parlamentar. “É um projeto de integração, que pretende não só aproximar o Legislativo da sociedade, como também mostrar a importância desse Poder e analisar sua evolução histórica, desde os tempos antigos até a atualidade, na consolidação da democracia”, enfatizou Maurício Paranaguá.

Projeto Empreendedorismo na Escola

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) participou da programação com os alunos do Centro de Educação Arco-íris. Virmondes, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo na Assembleia Legislativa, é autor do projeto nº 568/23 sobre empreendedorismo na escola, que tem o objetivo de difundir a cultura empreendedora entre os estudantes do ensino médio nas escolas da rede pública.

Três escolas foram alcançadas pelo projeto, sendo o Centro de Educação Arco-íris uma delas, além do Colégio Estadual Professor Wilmar Gonçalves da Silva, na Vila Morais, e o Colégio Estadual Jornalista Luiz Gonzaga Contart, no setor Guanabara.

O projeto prevê três momentos. No primeiro, foram realizadas palestras, os alunos receberam orientação de professores nas disciplinas Projeto de Vida e Práticas Profissionais; na sequência, foi realizado um laboratório em que eles desenvolveram um plano de negócios e, por  fim, foi promovida a feira.

Virmondes entregou cerificado de conclusão aos estudantes do Centro de Educação Arco-íris, e também foram homenageados professores, diretores e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O parlamentar ressaltou que foram feitos três pilotos, onde escolas tiveram oportunidade de qualificação, em parceria com o Sebrae, Secretaria Estadual da Retomada e laboratório de empreendedorismo da UFG, através de vivências teóricas e práticas do que é empreender. “Nosso objetivo agora é estender esse projeto para outras regiões de Goiânia e cidades do interior, levando esse estímulo ao empreendedorismo.”

A diretora do Centro de Educação Arco-íris, Orita de Souza, enfatizou a importância desse projeto. Segundo ela, a escola tem que ir além do ler, escrever e fazer conta, precisa despertar nos jovens um olhar diferente sobre a sociedade. ”Empreender tem que ser algo a ser despertado na população e em especial nas escolas”, afirmou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.