Parlamento estadual celebra os 20 anos da Agrodefesa. Solenidade, na manhã desta 2ª-feira, foi iniciativa de Amilton Filho

Por iniciativa do deputado Amilton Filho (MDB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), no 20º aniversário da empresa, em sessão solene na manhã desta segunda-feira, 11, no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis. Servidores do órgão receberam o Certificado do Mérito Legislativo.
Ao se pronunciar no início da sessão, Amilton Filho falou do valor da instituição para o controle da sanidade animal e vegetal em Goiás, que busca sempre oferecer para a população uma produção com a máxima qualidade. “Quero dizer que vocês são extremamente importantes para o Estado de Goiás e por isso nossa homenagem. Trago aqui também o abraço do presidente Bruno Peixoto (UB), que tem um carinho muito especial por todos vocês e valoriza sobremaneira o trabalho que todos os profissionais ligados a esse órgão desempenham.”
Em um segundo momento de seu pronunciamento, o parlamentar disse que a Assembleia Legislativa de Goiás valoriza o serviço prestado pela Agrodefesa. “Essa Casa de Leis vê com bons olhos o trabalho de todos da agência e os deputados têm se dedicado para viabilizar recursos para reformar e melhorar as unidades da empresa”, frisou.
Amilton parabenizou a todos, também, por Goiás ter alcançado o certificado de zona livre de aftosa. “Essa conquista é muito importante e foi graças ao trabalho dos servidores da Agrodefesa. Isso traz mais credibilidade aos nossos produtos e o Estado será visto com bons olhos por essa conquista.”
Presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos discorreu sobre a importância da empresa estatal. "O trabalho da Agrodefesa transcende a defesa agropecuária, é um trabalho social, porque a partir da instituição, nós garantimos o desenvolvimento econômico, mais investimentos, produção e os números refletem isso. O nosso trabalho é silencioso, muitas vezes sem reconhecimento, mas ele fomenta a economia e cada novo investimento, além do aumento de produção, empregos a mais e renda a mais."
José Ricardo afirmou que o trabalhador do campo está sendo valorizado. E ressaltou a atuação de cada fiscal na segurança alimentar no dia a dia para garantir a qualidade do alimento que é oferecido na mesa de cada cidadão. "Esse certificado é merecido e encerro a minha fala agradecendo a todos servidores da agência, ao deputado Amilton Filho, ao presidente da Assembleia, Bruno Peixoto, e ao governador Ronaldo Caiado (UB)", concluiu.
Grande produtor
Na sequência, o deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) fez uso da palavra. “Parabenizo a todos homenageados e homenageadas desta manhã e destaco que o trabalho da Agrodefesa é essencial para que o nosso Estado seja um grande produtor agrícola e exportador. Nós exportamos produtos para qualquer lugar do mundo e não colaboramos só com o PIB [Produto Interno Bruto] goiano, mas de todo o País. E isso é de suma importância para o desenvolvimento do Brasil. Por isso, o trabalho da Agrodefesa é fundamental. E nós estamos aqui para reconhecer e dar todo o mérito a todos os colaboradores da instituição."
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende, disse que a Agrodefesa contribuiu para que Goiás fosse consolidado como um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Ele lembrou que Goiás saiu da condição de importador para um dos maiores exportadores de alimentos, graças ao programa e controle sanitário implantado e conduzido pela Agrodefesa, que permitiu que o Estado pudesse alcançar esse patamar.
“São vocês que têm permitido que Goiás produza e seja um grande exportador, pois, hoje, Goiás responde a todas as exigências sanitárias dos compradores nacionais e internacionais. Gratidão aos colaboradores da Agrodefesa, também à Alego e aos deputados Amilton Filho e Wagner Camargo Neto, grandes parceiros do agronegócio”, observou Pedro Leonardo.
O secretário adiantou que a pasta que ele comanda deve encaminhar para a Alego, brevemente, um novo código buscando modernizar ainda mais o serviço da Agrodefesa.
Por fim, o titular da Secretaria da Agricultura exaltou a gestão do presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, que tem sido essencial para alavancar um novo tempo na empresa. Pedro Leonardo estendeu seu reconhecimento a todos que passaram pelo órgão anteriormente, pois foram responsáveis por um trabalho relevante que proporcionou grandes melhorias.